A Secretária da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), Analu Sônego, visitou a Sala Lilás no 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí para conhecer os novos soldados da Guarnição da Patrulha Maria da Penha.
Os soldados Milena Dalenogare Paludett e Vinícius Carvalho da Silva deram início às atividades junto ao 17º BPM no início do mês de fevereiro.
O encontro também foi responsável por reforçar a ligação que a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH) tem com a Rede Lilás, a fim de tornar ainda mais efetivo o serviço prestado às mulheres em situação de violência.
A instituição da Rede Lilás no estado do Rio Grande do Sul desde 2014, é responsável pela queda no número de crimes contra a mulher. Os estupros, que eram 981 em 2012, passaram para 930 em 2013 e chegaram a 791 em 2014, por exemplo.
Para Analu, a parceria dos órgãos é essencial para oferecer o melhor para as mulheres da cidade.
– Com esse vínculo garantimos que as mulheres vítimas de violência possam ter o apoio e o suporte necessário na Casa Lilás e através da Rede Lilás também – disse.
Em levantamento nacional, 68% das mulheres relatam que já sofreram algum tipo de violência ou conhecem alguma mulher que sofreu violência e outros diversos tipos de abusos.
Pelo do número telefônico 180, podem ser feitas denúncias de violência, agressão e abusos, assim como na Casa Lilás de Gravataí (R. Heitor de Jesus, 232 – Centro).