A unidade Materno Infantil do Dom João Becker recebeu a certificação da Secretaria Municipal de Saúde como destaque na luta pela redução da transmissão vertical de HIV e sífilis em Gravataí. O reconhecimento é dado para as unidades de saúde que mais realizam testes rápidos na atenção básica. De acordo com a supervisora do Centro Obstétrico do hospital, Caroline Menezes, a forma de evitar a transmissão vertical se dá no rastreio durante o pré-natal.
Quando a mulher e o parceiro iniciam com o pré-natal na atenção primária deve-se realizar os testes rápidos de sorologias (HIV e sífilis) e exames laboratoriais confirmatórios.
– Na presença de um resultado positivo o tratamento com antibiótico ou antirretrovirais deve ser iniciado o mais precocemente possível para evitar transmissão transplacentária ao feto – comenta a enfermeira.
Segundo Caroline, o CO do HDJB é agente neste contexto, pois realiza a testagem das parturientes e seus parceiros no momento da internação. Na iminência de um resultado positivo no parceiro, a equipe de enfermagem o encaminha para iniciar o tratamento na unidade de saúde de referência.