Nesta sexta-feira, às 10h, a Cia de Atores Independentes, que está prestes a completar 25 anos de atuação, sobe ao palco da Feira do Livro de Gravataí para trazer as histórias e lendas de Simões Lopes Neto – O Encantador de Histórias. A apresentação, que ocorrerá no Teatro principal Sirmar Antunes, às 10 horas, busca relacionar-se com os aspectos da cultura gaúcha e sua territorialidade, onde os seus figurinos são vitais para esta identificação visual, bem como os atores executando cantos, danças, com instrumentos e adereços em cena, irão compor este ambiente visual sulista.
Com direção de Marlize Damin, os atores Giulliano Pacheco, Paulo Adriane, Thâmys Quadros, Giulia Damin e Carlos Albani se desdobram em diferentes personagens, onde permanecem em cena durante toda a peça, as trocas de figurinos e adereços são executadas ao vivo valorizando assim a proximidade com a plateia e a identificação dos adereços gaúchos cênicos, ou seja, toda a execução ampara-se em um trabalho artístico fundamentado na regionalidade sobre os contextos: Terra, identidade e cultura.
Referente a adaptação da obra, foi realizada pelo escritor Daniel Assunção, a partir de seleção e estudos dos textos originais de Simões Lopes Neto, para criação de um roteiro dramatúrgico ressaltando aspectos da vida e obra do autor, bem como, o autor opta em aprofundar-se no livro “Lendas do sul” onde encontra-se as 3 lendas mais famosas de Simões “Mboitatá, Negrinho dos pastoreio e Salamanca do Jarau”. histórias extremamente lúdicas e cheia de culturalismos aonde o grupo retrata a primeira: com fantoches indígenas, música e encenação; a segunda com dramaticidade, religiosidade, canto e crítica; a terceira por se tratar de uma grande aventura nas bandas do jarau, o grupo aposta na dinâmica de ações do personagem Blau para descobrir a quebra do encanto de um amor proibido. fechando o espetáculo com os casos de Romualdo, personagem cômico que retrata os rincões do rio grande do sul com maestria.
Em 2021, contemplado nos editais da LAB, mas seu formato precisou ser virtual pelas condições da pandemia, agora com uma nova remontagem para apresentações ao vivo o grupo revive as histórias com mais teatralidade, alterando cenas e compondo novas atmosferas, O elenco também sofreu alterações e para o crescimento do trabalho agregou-se ao protagonista Blau, Giulliano Pacheco e na música Carlos Albani.
FICHA TÉCNICA
Texto: Daniel Assunção
Direção e produção: Marlise Damin
Elenco
Giulliano Pacheco(ator e cantor) -Blau Nunes
Paulo Adriane(ator e cantor)- Nadico
Thâmys Quadros(atriz e cantora) – Maria Altina
Giulia Damin(atriz e musicista)- Mayo
Carlos Albani(músico, cantor e ator)- Patrício
Figurinos: Suzi Martinez
Cenografia: Paulo Adriene Marlise Damin e Carlos Albani
Fantoches, Mboitatá- Thamys Quadros
Máscaras – Anderson Gonçalves
Manto da santa-Daiana Delziovo
Coroa da Santa- Mari Velleda
Bonequinho negrinho- Rosane Celistre e Thâmys Quadros
Artes -Giulliano Pacheco
Fotos- Hamilton Fialho
Técnico de som: Stanis Soares
Agradecimentos: CTG Aldeia dos Anjos e Robinson Batista