O espetáculo ‘Histórias Negras para Crianças de Todas as Cores’ será apresentado nesta sexta-feira, às 10h, com entrada gratuita no Teatro do Sesc de Gravataí.
A peça integra a programação do 6º Festival de Teatro de Gravataí – FETEG, que é uma realização da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), e Sesc Gravataí com o apoio e realização do IEACENRS em suas Oficinas Formativas.
O espetáculo era pra ter ocorrido no mês passado, mas foi transferido em razão dos atores testarem positivo para covid. Histórias Negras para Crianças de Todas as Cores explora a contação de histórias infanto-juvenis da cultura africana como ponto de partida. A atriz traz para o presente memórias das suas ancestrais mais distantes, mais que vó, bisavó, tataravó.
Conta a história da menina Suma, sua ancestral mais antiga, que se perde em uma floresta encantada em um lugar longínquo no norte da África. Perdida, ela encontra a casa do feiticeiro Obaio, temido em toda a África. O feiticeiro a aprisiona e, para livrar-se dele, Suma conta com uma ajuda inesperada. Nesta aventura ela constrói aprendizados que a tornarão forte e esperta o suficiente para alcançar a liberdade. O trabalho, por meio da performance da atriz Dedy Ricardo e do músico Ricardo Pavão, dá visibilidade a história gaúcha contada e protagonizada pela voz de uma mulher negra, propondo uma ressignificação dos padrões históricos do Rio Grande do Sul.
Nesta edição, o festival, que encerrou no dia 26 de novembro, foi dividido em três eixos: Conexões Artísticas, que reuniu os espetáculos, Conexões Formativas, composto pelas oficinas, e Conexões Reflexivas, nas quais estavam integradas as ações da prática, da crítica, de mediações e o encontro com gestores e artistas da Região Sul.
A organização estima a participação de mais de 1,5 mil pessoas no 6º FETEG, entre presença nas oficinas e plateia presente nos espetáculos.