A Prefeitura transmitiu live na sua página do Facebook para comemorar um ano de funcionamento do Hospital de Campanha. A transmissão, realizada do pátio externo do HC, trouxe relatos de pacientes salvos, relembrou parcerias importantes nestes doze meses e homenageou a equipe que fez parte de sua história.
– Tivemos momentos difíceis onde choramos juntos, onde não pudemos salvar a vida, que não pudemos devolver o ente querido para seus familiares, mas sabíamos que tudo o que estava ao nosso alcance foi feito. Entregamos muito mais do que medicina, entregamos muito amor, com atendimento humanizado e de qualidade – disse o diretor do HC Vanderlei Marcos.
– Estamos mais uma vez aplaudindo esta equipe que já faz parte da História. E esta história está se encaminhando para perto do fim. Não teríamos muito a dizer se não tivéssemos encontrado estas pessoas no nosso caminho. Ter um Hospital de Campanha por um ano quase custou a carreira do prefeito, mas ele não hesitou em fazer o bem – lembrou o secretário municipal da Saúde Juliano Paz.
Três ex-pacientes também fizeram relatos sobre sua passagem pelo HC.
– Fui para vários hospitais e não fui atendido, mas agradeço a Deus por ter parado aqui, porque não tenho palavras para agradecer o tratamento – contou Emerson da Cruz.
– Tivemos que fazer diversos ajustes no orçamento, inclusive cortando na própria carne, enfrentando uma greve de servidores, mas tudo isso foi importante para que hoje a gente pudesse manter aberto o HC. Muitos outros municípios não conseguiram e tiveram que fechar – relembrou o vice-prefeito Maurício Medeiros.
– Quando abrimos (o Hospital) o secretário na época disse pra mim: prefeito, vamos torcer para não usar. Mas, infelizmente sabíamos que ia ser necessário. E tínhamos convicção de que ele salvaria vidas, como salvou. E muitas vidas foram salvas graças a estes anjos que estão aqui e as parcerias que tivemos, nos lanches, nos respiradores, nas poltronas, em tudo o que foi dito aqui. Nós levamos a sério esta pandemia desde o início e por isso que em 13 de março suspendemos as aulas e dia 26 estávamos aqui inaugurando este Hospital. Estamos muito gratos por todos que por aqui passaram e que ainda estão aqui – contou o prefeito Miki Breier.
A live contou com um momento de orações com o pastor Mauro e com o padre José Antônio.
O Hospital de Campanha tem 45 leitos, sendo 10 UTIs, 14 respiradores, uma equipe de 92 profissionais entre médicos, enfermeiros e já fez mais de 21.500 mil atendimentos, com 161 mil medicamentos dispensados para tratamento.
LEIA TAMBÉM
100 dias de Miki em Cachoeirinha: maior acerto do prefeito é o que quase o fez perder reeleição