Depois do mutirão de consultas, chegou a vez das cirurgias. Na próxima segunda-feira, 20 de setembro, o grupo de profissionais de saúde do Hospital Dom João Becker irá realizar uma força-tarefa para diminuir a demanda de procedimentos para a correção de hérnias. Ao longo do dia vão ocorrer 12 cirurgias, todas pelo Sistema Único de Saúde.
Ao todo, vão ser seis cirurgiões e dois anestesistas, mais a equipe de enfermagem do hospital, sob a coordenação dos médicos Sérlio Zanol e Rodrigo Mariano.
– Nós sabemos que a fila de pacientes aguardando herniorrafias pelo SUS em Gravataí é extensa. Através dessas ações idealizadas pela direção, em especial por Antônio Weston, nos objetivamos cada vez mais a diminui-la, já que se trata de uma doença que torna o paciente incapacitado para as atividades básicas, trazendo enorme prejuízo, principalmente na vida profissional – diz Zanol.
No dia 23 de setembro, haverá um novo mutirão, dessa vez de consultas de outros pacientes que também possuem complicações geradas pela hérnia.
Para a direção do hospital, os mutirões ratificam o compromisso dos profissionais e do grupo hospitalar com a saúde da comunidade.
– Mesmo com a alta ocupação de nossos leitos, conseguimos organizar essas ações. Já fizemos mutirão de consultas oftalmológicas e agora de cirurgias de hérnia. Vamos formatar novos modelos, de outras especialidades, para que possamos reparar a demanda reprimida de pacientes SUS em Gravataí – afirma o superintendente do Dom João Becker, Antônio Weston.
Pacientes que estão com consultas e cirurgias em atraso podem buscar informações no posto de saúde mais próximo de sua residência.