Programado para ocorrer no dia 6 de março, o “I Encontro Mobilidade Urbana: desafios das mulheres contemporâneas” trará para o debate mulheres gravataienses ligadas ao tema. Com o intuito de promover acessibilidade total para as pessoas com deficiência no evento, que ocorrerá no Auditório da Escola Adventista, das 13h às 17h, o grupo de colaboradoras, que atuarão na atividade, recebeu uma tarde de capacitação sobre a forma de conduzir e direcionar este público.
As inscrições para o encontro ainda estão abertas.
Ministrada pela secretária substituta de Governança e Comunicação Social, Patricia Lisboa, que possui deficiência, a formação contou com momentos de vivências, instruções de como conduzir e de que forma se dirigir às pessoas com deficiência, respeitando o protagonismo e a independência delas.
– A participação dos cidadãos com deficiência é extremamente importante, uma vez que a falta de mobilidade é um dos grandes fatores que nos impossibilitam de circular por alguns lugares. O município tem avançado muito. Todas as novas obras já têm cumprido o princípio da acessibilidade, nada como a nossa opinião, enquanto cidadãos, para que essa inclusão seja feita da melhor forma possível e que atenda as nossas reais necessidades – complementou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), pasta responsável pelo evento, a formação foi pensada para que o acolhimento dos participantes com deficiência possa ocorrer da melhor forma possível.
– Teremos intérprete de libras, materiais em braille e audiodescrição, em um local com acessibilidade, tudo para que todas as pessoas possam participar deste momento de contribuição e construção da mobilidade urbana do nosso município – comentou uma das idealizadoras do projeto, a chefe de setor Ana Paula dos Santos.
De acordo com Ana Paula, o intuito do evento é apresentar como as mulheres pensam a mobilidade urbana do ponto de vista técnico, expor as dificuldades referente a mobilidade no campo de atuação, estimular a participação na construção de soluções para as problemáticas apresentadas para garantir mobilidade urbana orgânica e compreender a mobilidade das mulheres e seus múltiplos deslocamentos são alguns dos objetivos desse encontro que é aberto ao público.
Estão confirmadas para o bate-papo, as seguintes mulheres: primeira-dama Marlene Zaffalon, deputada estadual Patricia Alba, secretária de Governança e Comunicação Social Patricia Lisboa, engenheira de Tráfego da Semurb e chefe do setor Katyuza Torres Costa Jorge, vereadora Marcia Becker, diretora da Sogil Ana Cristina, diretora geral do CFC Rumo Certo Mariluce Lalana, engenheira matricial Renata Onzi Campeol e a promotora de justiça Janine Rosi Faleiro.