A Prefeitura de Gravataí assinou acordo de cooperação entre a Brigada Militar (BM) e as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semurb) e para Assuntos de Segurança Pública (Smasp) para compartilhamento em tempo real das imagens captadas pelos controladores eletrônicos de velocidade instalados no município para ações de segurança pública.
O convênio permite à Brigada Militar ter acesso direto e imediato ao fluxo de imagens gerado pelas câmeras dos controladores de velocidade espalhados por Gravataí. As imagens não serão usadas apenas retrospectivamente. O monitoramento será em tempo real. A BM poderá monitorar ao vivo as vias onde os equipamentos estão instalados.
O objetivo principal é potencializar o patrulhamento preventivo, a resposta rápida a ocorrências e a repressão qualificada de crimes, com ênfase no combate a roubos e furtos de veículos. As câmeras, originalmente para fiscalização de trânsito, tornam-se “olhos” adicionais para a polícia.
O convênio formaliza a cooperação operacional entre agentes municipais (Semurb e Smasp) e a força estadual (BM), unindo bancos de dados e capacidades tecnológicas.

Implementação imediata
Conforme o secretário da Smasp, Emílio Teixeira, o compartilhamento das imagens inicia ainda esta semana. “Gravataí é um exemplo de integração das forças de segurança. Somos hoje uma cidade extremamente segura, com os menores índices de assassinatos na região metropolitana entre municípios com mais de 100 mil habitantes. O acesso a essas imagens dobra a capacidade da Brigada Militar”, disse o prefeito Luiz Zaffalon.
“Quanto maior a proximidade entre as forças de segurança, mais capacidade temos de prevenir condutas irregulares”, reforça o secretário da Smasp, Emílio Teixeira. “Com maior disponibilização da tecnologia de informação em favor do cidadão, teremos um importante apoio para combater crimes, principalmente de questões ligadas ao roubo e furto de veículos”, disse o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, Major João Luiz Vargas.
A expectativa das autoridades é que a visão ampliada proporcionada pelas câmeras, agora integradas ao sistema de segurança ativa da Brigada Militar, permita identificação mais ágil de veículos roubados ou envolvidos em crimes em movimento, direcionamento preciso de viaturas para interceptação, análise de padrões criminosos em vias estratégicas e dissuasão pela presença de monitoramento efetivo.