A sociedade brasileira continua a conviver com total apatia com o absurdo da não correção da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física.
Como desde dezembro de 1922 é uma decisão exclusiva do poder Executivo, como não existe lei que obrigue a correção, como os brasileiros não reagem, temos a cada ano um aumento de imposto feito na maior cara de pau.
A defasagem média acumulada desde 1996 é de 83%. Isso significa que se a tabela tivesse sido corrigida como deveria, quem ganha até R$ 3.460,00 por mês estaria isento. Hoje, com a tabela defasada do jeito que está, quem ganha R$ 1.900,00 mensais já está pagando imposto.
E, então, vamos todos continuar nessa de reação zero e não provocar as mudanças necessárias?
Mudanças… internas… externas…
Uma frase atribuída a Albert Einsten, que eu gosto, muito ensina: “Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.
Pois é! Tão simples não?
Então, por que continuamos fazendo as mesmas coisas sabendo que nunca iremos mudar a nossa vida se agirmos assim?
A questão não é tão simples. Às vezes o processo de tomar consciência de que precisamos ter novas atitudes e pensamentos para que as mudanças aconteçam em nossas vidas pode ser bastante demorado. É preciso aprofundar um pouco mais em si para descobrir o caminho da mudança.
Nem sempre a resposta está na superfície e é tão óbvia. Depois de fazermos uma boa reflexão sobre o que realmente precisa ser mudado é que devemos tomar a decisão de mudar e partir rapidamente para a ação.
Portanto, antes de definir o que quer mudar em sua vida faça uma profunda reflexão.
Olhe para dentro de si mesmo para identificar as atitudes e decisões que trouxeram você até aqui. Pergunte-se o que você fez para chegar até onde está. Quais foram os caminhos percorridos ao longo do tempo. E, principalmente, procure entender as motivações que fizeram você agir de determinada forma.
Esses entendimentos vão favorecer muito o processo de mudança à medida que fará você entender que é responsável por tudo o que acontece hoje e o que poderá acontecer amanhã. E também o fará enxergar o que fez você ir por um caminho que não é o que gostaria de ter escolhido.
Ao refletir sobre tudo isso, não comece se culpando ou achando que tudo o que fez até agora foi errado. Nem sempre são erros, mas resultados. A situação em que se encontra hoje é resultado das escolhas feitas ontem.
Escolhas, que não significam erros.
Da mesma forma, a situação em que pretende estar amanhã, depende das suas escolhas de hoje.
Escolhas, que necessariamente serão acertos.
Uma reflexão honesta consigo mesmo vai dar as respostas e mostrar o caminho do que você precisa e pode mudar.
O longo processo de mudança começa por aí. E com ele uma vida melhor!
Para refletir…
“Saber recomeçar na vida é tão importante como saber viver. É impossível escrever uma linda história em páginas que já estão escritas. Se quer recomeçar, comece virando a página. Permita-se uma página em branco. Permita-se uma nova história.”