SEGURANÇA

Índice oficial classifica Cachoeirinha como a cidade mais segura do RS com mais de 100 mil habitantes

Segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado nesta semana e baseado no indicador MySide, Cachoeirinha ocupa a primeira posição no ranking estadual entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O município registrou o menor índice de ocorrências de homicídios, com apenas 8,92 homicídios a cada 100 mil moradores.

O estudo analisa a taxa de homicídios e utiliza dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Cachoeirinha teve nota 8,9, enquanto Porto Alegre, que ficou em décimo lugar, registrou 15,8.

O prefeito Cristian Wasem celebrou o reconhecimento e ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para todos nós. Cachoeirinha ser considerada a cidade mais segura do Rio Grande do Sul mostra que estamos no caminho certo, com planejamento, tecnologia e compromisso com as pessoas. Investimos em prevenção, valorizamos nossa Guarda Municipal e trabalhamos lado a lado com as forças de segurança do Estado. Os resultados aparecem quando existe gestão e integração. Seguiremos firmes para que cada morador se sinta protegido e tenha orgulho de viver em uma cidade que cuida da sua gente.”

O vice-prefeito Delegado João Paulo, que tem sua história ligada à área de segurança, também comemorou o resultado. “É consequência de um trabalho sério, com integração e investimentos, como câmeras de monitoramento e valorização dos servidores”, destacou.

As informações consideram mortes registradas entre janeiro e novembro de 2024, classificadas conforme os critérios da CID-10 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a terceira edição do anuário, que compara índices de criminalidade em municípios de todo o país.

Cidades mais seguras do Rio Grande do Sul (2025):

1º Cachoeirinha – 8,9
2º Uruguaiana – 10
3º Gravataí – 10,4
4º São Leopoldo – 11,5
5º Pelotas – 12,2
6º Sapucaia do Sul – 14,5
7º Santa Cruz do Sul – 15,1
8º Novo Hamburgo – 15,1
9º Viamão – 15,6
10º Porto Alegre – 15,8

Planejamento e ação

O secretário municipal de Segurança Pública (SMSP), Mauro Vargas, relata que estudos de melhoria na gestão são realizados desde que assumiu a pasta. “Fizemos um planejamento para adoção de medidas que contribuíssem na ação efetiva ao contribuinte. Estamos atualmente com aproximadamente 470 câmeras, renovamos o convênio com o Estado para vinda de nove câmeras de última geração para o cercamento eletrônico”, explica.

A SMSP está implantando ainda um sistema de Inteligência Artificial generativa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a fim de realizar buscas em menor tempo possível. “Chegaremos a 700 câmeras e estamos desenvolvendo uma plataforma para compartilhar as câmeras privadas, alcançando até 2 mil unidades”, adianta o secretário.

Outras ações da SMSP

    •    Implantação de uma padronização nas paradas de ônibus para utilização de botões de pânico. O modelo é a parada da frente do novo Macromix.
    •    Serviço de inteligência com o monitoramento de locais de crime.
    •    Capacitação no Grupamento Mulheres Protegidas, com patrulhamento em motocicletas na área comercial e industrial.
    •    Formação geral com todos os guardas, com disciplinas de armamento e tiro, direito e legislação, patrulhamento e monitoramento de mulheres com medida protetiva.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade