NEGÓCIOS

Investimento, emprego e PIB: o legado de 25 anos da GM em Gravataí

Em 20 de julho de 2000, Gravataí assistia à inauguração de um marco industrial: a primeira montadora de automóveis gaúcha, erguida pela General Motors. Nesta terça-feira, 22, a Câmara de Vereadores celebra essa trajetória transformadora em sessão solene aberta ao público, alusiva também ao Dia da Indústria. Os números revelam uma revolução silenciosa: a cidade saltou da 12ª para a 4ª posição no ranking estadual de PIB, com o orçamento municipal multiplicado por 15 vezes apenas na primeira década de operação da montadora, que se transformou no motor da economia local. A GM é responsável por metade da arrecadação do município, que neste ano tem um Orçamento total de R$ 1,2 bilhão.

Para o prefeito Luiz Zaffalon (PSDB), a chegada da GM foi um divisor de águas: “A GM colocou Gravataí no mapa do mundo. Durante os primeiros 10 a 12 anos, modificou completamente a vida na cidade – multiplicamos empresas, moradores e infraestrutura”. Atualmente, o complexo emprega 5 mil trabalhadores (entre colaboradores diretos e sistemistas) e se aproxima da marca histórica de 5 milhões de veículos produzidos – do pioneiro Celta aos atuais Onix e Onix Plus. Em 2025, o Sindicato dos Metalúrgicos negociou R$ 60 milhões em acordos trabalhistas para esses profissionais, evidenciando o peso social da montadora.

Além do impacto econômico, a unidade tornou-se referência em sustentabilidade: conquistou a certificação Zero Aterro ao reciclar 100% dos resíduos industriais. Seu modelo inovador de condomínio industrial, com 13 fornecedores operando dentro do complexo, otimizou logística e reduziu custos, sendo estudado como case de manufatura 4.0 na América Latina.

A trajetória é marcada por investimentos contínuos – totalizando R$ 6 bilhões desde 2000. Os ciclos incluem a inauguração com o Celta (R$ 1,1 bi), a expansão para o Prisma em 2006 (R$ 240 mi), o lançamento do Onix em 2012 (R$ 1,4 bi) e, mais recentemente, o anúncio de R$ 1,2 bilhão para modernizar a planta e produzir um SUV inédito em 2026. O novo utilitário, derivado da plataforma Onix, visa competir com rivais como Fiat Pulse e Volkswagen T-Cross. Para Zaffa, o próximo passo estratégico é claro: “Buscamos a eletrificação da planta. Esse é o futuro, e nossa fábrica tem capacidade para liderar essa transição”.


A sessão solense desta terça-feira não apenas celebra o legado, mas também reforça o papel da GM como âncora do programa Invest Gravataí –– plataforma www.investgravatai.com.br –– que atrai novos negócios ao destacar a localização estratégica, infraestrutura e o ecossistema industrial moldado pela montadora. “A GM é uma das nossas maiores potências e chama atenção para trazer mais investidores”, enfatiza o prefeito.

Apesar da solidez, a unidade enfrentou desafios recentes: em abril de 2025, um layoff temporário ajustou a produção do Onix à demanda, afetando até mil trabalhadores. O acordo, porém, garantiu benefícios integrais e qualificação profissional, sem alterar os planos do novo SUV. Projeções municipais indicam que a retomada deve recolocar Gravataí na 4ª posição do PIB gaúcho ainda este ano – prova da resiliência de uma parceria que, em 25 anos, redefiniu o destino de uma cidade e se tornou símbolo de transformação industrial para o Brasil.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade