Esqueça os filmes Independence Day onde alienígenas arrasam a Terra. Dessa vez o 4 de Julho é motivo de orgulho para a Nasa, os americanos e a humanidade inteira. É um novo marco do desafio espacial, um passo a mais para o ser humano conhecer a origem do sistema solar. Por isso selecionamos alguns vídeos sobre a viagem da sonda Juno até Júpiter. Proeza científica tão fascinante que a gente viaja junto.
Assista ao vídeo em que os cientistas da Nasa comemoram o sucesso da chegada da sonda Juno em Júpiter:
Após cinco anos de viagem a Júpiter, a nave espacial Juno da NASA entrou na órbita do gigantesco planeta na noite de 4 de julho. Para se ter ideia da escala, a grande mancha vermelha à direita na foto acima é muito maior que a própria Terra!
Segundo a ciência astronômica, Júpiter foi provavelmente o primeiro planeta formado após o nosso sol. A Nasa supõe que a tecnologia a bordo da Juno vai nos render melhor compreensão das origens do sistema solar.
Esta visão acima é uma composição de imagens do poderoso telescópio Hubble. Mostra, pela primeira vez. toda a superfície do planeta ao mesmo tempo. E a sonda Juno traz a oportunidade de olhar para o espaço ao redor.
Juno, que a Nasa lançou em 5 de agosto de 2011, entrou em órbita em torno do maior planeta do sistema solar na noite de segunda-feira (4 de julho), após executar com êxito a queima do motor de 35 minutos.
Algo tão difícil que os cientistas da Nasa festejaram: havia o risco da sonda fazer uma aproximação errada, desviar e acabar se perdendo nos confins do universo. Imagine bilhões de dólares arriscados numa manobra delicada. Deu certo!
Há vários fenômenos em Júpiter que a Juno vai observar de perto (a sonda vai dar trocentas voltas ao redor do planeta num ano e meio, antes de se espatifar contra ele). Um deles são as brilhantes aurora azuis nos pólos norte e sul de Júpiter.
Assista ao vídeo de 4 min do jornal NY Times, ótimo resumo do projeto da sonda Juno (sem legendas):
Na aproximação de Juno, os pólos pareciam oferecer verdadeiro show de fogos de artifício pouco antes da chegada da sonda, em 4 de julho. Essas coloridas auroras de Júpiter despertam muito interesse, e foram muito fotografadas antes.
Assista ao video em Time-Lapse sobre as auroras azuis nos pólos de Júpiter:
Bastou um mês de observações diárias de Júpiter pelo telescópio espacial Hubble para essa montagem: um vídeo Time-Lapse mostrando como evoluem as auroras. Há outros fenômenos a estudar mas as auroras já cativaram os cientistas. Que mais virá?
Para ter informações fundamentais sobre o projeto da sonda Juno em Júpiter, acesse o site da Nasa e também o site Space.