O presidente nacional do Avante, Luís Tibé, desafiou a direção estadual e municipal do partido a indicar Jussara Caçapava como pré-candidata à Prefeitura de Cachoeirinha pelo Avante em 2024. Fui apurar o que está por trás do movimento.
Antes vamos às informações.
O anúncio foi feito com a presença do presidente estadual do partido, Mario Cardoso, que levou a proposta para vereadora entrar na disputa.
– Cachoeirinha é, atualmente, a cidade da Grande Porto Alegre onde estamos mais consolidados. Uma candidatura na cidade é bem-vinda e reflete o desejo do partido de crescer – disse Mário Cardoso, lembrando a biografia da vereadora em terceiro mandato, presidente da Câmara em 2021 e que recebeu em Cachoeirinha 4.642 votos ao disputar vaga na Assembleia Legislativa em 2022.
Moradora da Zona Norte, a área mais populosa de Cachoeirinha, Jussara foi casada com o ex-vereador Ildo Caçapava, já falecido, cujo filho, Ildo, é secretário de Cultura e compartilhou matéria sobre o convite, publicada pelo Vale Notícia.
Além de Jussara, o Avante é também o partido de outro vereador, Gelson Braga.
Vamos à análise.
Três rumores ganharam o meio político após o ‘lançamento’.
1. É o ‘truque do vice’. Ou seja, o Avante lança Jussara a prefeita de olho em desbancar o vice-prefeito, João Paulo Martins (PP).
2. Jussara dá um sinal ao governo de que merece ser melhor tratada, ou pode ceder ao convite feito pelo ex-prefeito José Stédile (PSB), com quem sempre teve boa relação, para apoiar a candidatura de David Almansa (PT), principal adversário da reeleição do prefeito.
3. A ameaça de Jussara abrir uma dissidência do governo se deu após o prefeito Cristian Wasem (MDB) aparecer em vídeo junto ao pré-candidato a vereador Maurício Albuquerque (MDB) e ao presidente do Sindimotos RS, Valter Ferreira, no qual manifesta apoio a reivindicações de motoboys como mais estacionamento, faixa azul e a criação de um ponto para descanso, com banheiro e água potável.
Em grupo de WhatsApp onde estão Cristian, a esposa Fabi Medeiros e o todo poderoso do governo André Lima, Jussara e o filho criticaram a postagem de um projeto que reivindicam como da vereadora e exigiram a retirada do ar.
Então, Jussara está, ou não, rompendo com o governo Cristian?
– Fiquei honrada com a proposta, estamos conversando, mas hoje estou ao lado do prefeito – esclareceu a vereadora ao Seguinte:, nesta segunda-feira, sem entrar em detalhes.
Ao fim, como o prefeito não apagou o vídeo, aguardemos o Diário Oficial. Muita coisa se resolve assim, na ‘República dos Vereadores’ de Cachoeirinha.