Em cumprimento a uma decisão liminar do Tribunal de Justiça, resultante de ação movida pelo Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA), a Prefeitura informou nesta terça-feira que as aulas nas escolas de educação infantil da rede municipal estão suspensas até o dia 17 de fevereiro.
A Prefeitura, que alega que 13 das 15 escolas já tem climatização, e as outras duas tem agenda de ligação elétrica para receber ar-condicionado nos próximos dias, informa que famílias que não tem onde deixar crianças estão procurando a Secretaria Municipal da Educação. São cerca de 1.300 crianças atendidas.
A decisão judicial atende às recomendações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que emitiu um alerta para a região devido às temperaturas extremas previstas, visando garantir a segurança de grupos vulneráveis, como crianças e idosos.
Mas, de acordo com a secretária municipal de Educação, Isabel Fonseca, as escolas da rede municipal estão preparadas para receber os alunos com segurança.
“Comunicamos que estamos acatando e respeitando o SIMCA, mesmo tendo a certeza de que nossas escolas estão preparadas para receber os alunos com toda a infraestrutura necessária, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças”, destacou a secretária.
Ainda segundo Isabel Fonseca, a educação infantil possui uma carga horária diferenciada e representa, para muitas famílias, um espaço que vai além da aprendizagem, sendo também um local de cuidado.
“Sabemos que muitas famílias já haviam se organizado para a adaptação ao retorno escolar, e entendemos a importância desse espaço para elas”, completou.
A Prefeitura de Cachoeirinha orienta pais e responsáveis a acompanharem as informações oficiais que serão disponibilizadas nas redes sociais da Prefeitura e nos grupos das escolas.