MOBILIDADE

‘Km da morte’ na ERS-118: alterações no trânsito e caminhos alternativos à obra estadual são detalhados pela Prefeitura aos industriais de Gravataí

O secretário municipal de Mobilidade Urbana de Gravataí, Guilherme Ósio, apresentou ao representante do setor industrial da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), Pablo Moraes, detalhes das alterações feitas na ERS 118 no entroncamento com a Avenida Centenário.

O Seguinte: reportou o momento da obra sexta em ‘Km da morte’ da ERS-118: obra que dá acesso ao Distrito Industrial de Gravataí tem prazo de conclusão em dezembro de 2024; Leite vai anunciar iluminação e calcula custo da duplicação sem pedágio até Viamão.

A Prefeitura também divulga caminhos alternativos para desviar da obra de R$ 33 milhões de responsabilidade do Governo do Estado.

No encontro, o diretor da empresa Dana Indústrias conheceu detalhes do projeto e as mudanças temporárias e, após a conclusão da obra, em dezembro de 2024, as que ficarão permanentes.

O secretário Guilherme Ósio lembrou que a Prefeitura tem monitorado dia a dia as obras e feito alguns apontamentos relacionados aos acessos.

– Em parceria com o Daer-RS e com a Acigra, nós simulamos um veículo de grande porte, uma vez que a intervenção será feita na saída do nosso Distrito Industrial, e, juntos, identificamos alguns ajustes a serem feitos – complementou o secretário.

Guilherme lembrou ainda que reuniões como esta têm sido frequentes uma vez que outros segmentos da sociedade ainda possuem dúvidas relacionadas à obra.

– Estamos aqui para somar e auxiliar para que os impactos sejam os menores possíveis durante a execução do serviço – lembrou.

Além do suporte técnico e operacional dado pela Prefeitura de Gravataí às obras, que são de responsabilidade do governo do Estado, a Semurb trabalha em ações para estimular os condutores na adoção de caminhos alternativos.

Por exemplo: é possível chegar ou sair de Gravataí pela BR-290, utilizando os acessos junto ao complexo da General Motors (via Estrada do Gravatá) e da Nutrella (via Avenida Teotônio Vilela, na parada 63). A Avenida Dorival de Oliveira permite o acesso a Cachoeirinha e ao Distrito Industrial de Gravataí, e até mesmo pegar a ERS-118 sem passar pelo entroncamento com a Avenida Centenário. 


Investimento é de 33 milhões


O conjunto de obras, que inclui uma trincheira no acesso ao distrito e um viaduto com a Avenida Centenário ao longo da ERS-118, vai receber investimento em torno de R$ 33 milhões em recursos do Estado.

Com cerca de um quilômetro de extensão, a previsão de conclusão é para o final de 2024. Hoje, o cruzamento é um dos pontos mais perigosos de Gravataí, principalmente, para quem sai da cidade pela Centenário em direção à Freeway, tendo de cruzar a ERS-118, disputando espaço com veículos nos dois sentidos da rodovia.

Nem mesmo a instalação de um redutor de velocidade, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), próximo à entrada do distrito, reduziu os riscos de acidentes, que são constantes no local.

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