A Prefeitura de Gravataí recebeu a solicitação para resgate de nove lagartos abandonados dentro de uma piscina desativada. Os animais foram encontrados pela equipe de limpeza de um condomínio localizado no bairro Vila Imperial e não tinham água ou alimentação, aparentando sinais de desnutrição.
Após serem resgatados e encaminhados para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), para análise pela bióloga Isabela Kirsten, os animais foram examinados e, apesar de debilitados, verificou-se que estavam em condições de retornar ao ambiente natural.
– Eram 9 lagartos da espécie Teiú (Salvator merianae), nativos da região, sendo 2 adultos e 7 jovens, provavelmente uma família – disse a bióloga.
Ainda segundo Isabela, não se sabe como os animais foram parar no local. A bióloga ressaltou que os animais foram soltos em ambiente natural, longe de residências, em área preservada. O secretário da pasta, Diego Moraes, lembrou que não é permitido manter animais silvestres em cativeiro, sendo considerado crime ambiental.
Também esteve presente no resgate e soltura dos animais, a vereadora e ativista Marcia Becker.