Segundo a acusação, recursos irregulares da Odebrecht teriam sido destinados à aquisição de um terreno e de um imóvel relacionados ao ex-presidente
Em denúncia oferecida nesta quarta-feira 14 pela força-tarefa da Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é acusado de praticar crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro relacionadas a contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.
Trata-se da primeira vez que o petista é acusado formalmente por relações com a Odebrecht pela força-tarefa. No total, é a terceira denúncia contra Lula no âmbito da Lava Jato e a quinta dele neste ano. Ele também foi acusado nas operações Zelotes e Janus.
Foram denunciados na mesma ação Marcelo Odebrecht, acusado da prática dos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro; Antonio Palocci e Branislav Kontic, denunciados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro; e Paulo Melo, Demerval Gusmão, Glaucos da Costamarques, Roberto Teixeira e Marisa Letícia Lula da Silva, acusados da prática do crime de lavagem de dinheiro.
O Seguinte: recomenda a leitura na íntegra da reportagem da Carta Capital clicando aqui.