A titular da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga, representou Gravataí no Smart Gov Sul, evento promovido pela Associação Nacional de Cidades Inteligentes (Anciti) que reuniu municípios brasileiros que são referência em tecnologia e inovação no Brasil, no Hotel Laghetto Viverone.
Dentre os principais projetos da cidade de Gravataí apresentados no evento, nomeados como “Gravataí 2031”, iniciativa que envolve a aceleração e a criação de empresas que produzem tecnologias, a secretária explanou sobre a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que é uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos); a aceleração de 300 startups com investimento direto por meio de incentivos fiscais; a implantação da casa das startups que incubará 50 novos negócios em três anos e a aceleradora Ventiur PradoTech, que terá um orçamento de R$20 Milhões para investir em startups.
Além disso, Selma destacou que a cidade de Gravataí consolidou-se como o 4° maior PIB do RS, sendo responsável por 2,9% do valor de tudo que é produzido em solo gaúcho. A secretária lembrou ainda que o município, que é o 6º mais populoso do estado, vem construindo um cenário de desenvolvimento empresarial, por meio de uma legislação moderna e inovadora e de projetos municipais como o Sandbox, o Governo digital, o Marco das Startups, a Economia Criativa e a Lei das Antenas.
– Temos como meta, ser referência nacional no uso da inovação como transformadora da economia, visando a melhoria na qualidade de vida aos cidadãos – disse.
Participam do evento, que encerra nesta sexta-feira, representantes de grandes metrópoles brasileiras como a própria Porto Alegre, cidade-sede do evento, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, entre outras.