Esquecer é sem dúvida uma dádiva, pelo menos para quem esquece. Para quem estava esperando um documento importante, um telefonema, ou mesmo esperando para ser lembrado é no mínimo decepcionante.
Principalmente nos dias de hoje com tantos recursos digitais ou técnicas disponíveis, quando alguém diz “esqueci!” é motivo de dúvida da veracidade do espanto ou da capacidade de organização. O encontro dos dois colegas, no Mundo do Trabalho poderia ser assim:
– Era importante e a apresentação hoje, porque não anotou esse compromisso, afinal?
– Anotei! Mas esqueci onde está a agenda!
A memória é estudada há anos e de tudo que se descobriu, pouco é utilizado na vida prática. Sabe-se que não há uma parte exclusiva para armazenar e processar as informações, que as vivências são registradas e acessadas em locais e de formas distintas do conhecimento recebido. Entre outras curiosidades, estudos bem recentes apontam que é o hipocampo que guarda cerca de um mês de memórias e imagens vistas e que chimpanzés teriam melhor memória fotográfica que estudantes universitários. Lembrar essas coisas deve ser muito importante para um neurocientista, mas no dia a dia tem uma habilidade que se torna cada vez mais útil: Esquecer!
É tanta informação, tanta imagem, tanta troca de agenda, que tentar guardar tudo na cachola é estressante. A memória exige grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. Mais do que uma parte do cérebro ou uma ação, é um processo que junta pequenos fragmentos do vivido e do aprendido e transforma em novas ideias.
Por isso, às vezes, esquecer pode ser encarado como uma parte deste “processo”, na expectativa de que sejam geradas ideias melhores! Certamente, no Mundo do Trabalho, ESQUECER é um crime, um Pecado Capital, mas já deve ter salvado a pele de um atarefado estagiário ou gerente! E nessas horas, aliás, ninguém lembra que ESQUECER é também reflexo de uma mente cansada. Tentando sempre transgredir as regras do normal, devemos erguer a bandeira do “Não Lembro”, aproveitar um feriado, esfriar a cabeça e descansar. Lembre de esquecer para seguir em frente com ideias novas!
De volta ao mundo daqui!
Esqueci algumas vezes desse trecho da coluna. Mas era tanto vai e vem no trânsito, tanto vai e vem na política que esqueci pra onde estava indo. Agora foco! Tanto esquecimento está deixando a canoa virar para um lado perigoso! Anotação: Lembrar de não deixar o futuro prefeito esquecer pra quem ele trabalha!