CULTURA

Mademoiselle encerra programação especial de fim de ano do Quiosque da Cultura de Gravataí

O Quiosque da Cultura encerrou suas atividades, este ano, com a apresentação do espetáculo Mademoiselle, que envolveu treze atores em formação pelo Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí (GET). A programação especial de fim de ano foi uma realização da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

– Estou impressionado com a qualidade do espetáculo apresentado. A atuação dos atores foi espetacular. São verdadeiros artistas. Um orgulho para nossa cidade – disse Leandro Ferreira, secretário da SMCEL, que acompanhou a encenação.

O título Mademoiselle, que é um termo de cortesia social usado para se referir a senhoritas solteiras, já contém em si uma ironia provocativa. A encenação se passa num Cabaré Burlesque, usando de espaços alternativos, que não o teatro convencional, proporcionando ao público sentir-se dentro do espetáculo. Mais do que assistindo, o espectador fica imerso, vivenciando a experiência, entre os atores, cenas, vinho, luzes, entre outros elementos cênicos.

De acordo com Izabel Cristina, coordenadora do GET e diretora do espetáculo, Mademoiselle é provocador, mas, também, sensível, instigante e festivo. Dialoga a partir de três referências e conceitos dentro das artes da cena: “Moulin Rouge” (o cabaré mais famoso do mundo), o “Burlesque” e a “Ópera do Malandro”, transitando por essas fases, épocas históricas e artísticas.

– Apresentar esse primeiro experimento cênico do Mademoiselle em Gravataí, no Quiosque da Cultura, que é um local tão querido por nós artistas, transformando-o em um ambiente cênico, e com um grupo tão potente como o GET, foi de uma satisfação imensa para todos nós – explica Izabel Cristina.

No final da apresentação do espetáculo, foi realizada uma roda de conversa entre atores e público presente, que era composto por convidados, entre eles, artistas da cidade e agentes culturais, que puderam fazer perguntas e, assim, interagir, trazendo um feedback importante nesse processo de criação. Mademoiselle teve sua primeira montagem com a Cia Tem Gente no Palco de Veranópolis (entre 2013/2017) e marca a retomada para o GET, após o sucesso de “Teima Filho, Teima que dá” (2019).

– Estamos empolgados e cheios de planos para 2023, com muitos estudos, pesquisas, trabalho e apresentações dessa mais nova montagem, com estreia oficial para o próximo ano – explica Izabel Cristina.


Depoimentos de alguns atores de Mademoiselle


“Nessa linda montagem a gente teve o prazer de vivenciar e apresentar uma peça de teatro que é fora de um palco italiano. Foi a minha primeira vez e foi incrível aprender a estar sempre no personagem, circulando e falando com as pessoas. Outro grande aprendizado foi conhecer e conviver com as novas carinhas, integrantes do grupo. Estou desde o início do GET e depois de uma pandemia foi bem difícil pra mim criar laços, mas eu consegui! Gostaria de agradecer a Izabel que mostrou novos olhares artísticos, críticos e nos puxou para a gente estudar teatro de verdade. Foi muito especial atuar mais uma vez com essa pegada sociopolítica que vem para desassossegar todo mundo! Evoé…”

Eulália Nascimento Figueiredo

“Tenho enorme satisfação em participar deste do GET, onde eu fui muito bem acolhido. Só tenho a agradecer por todos ensinamentos, creio que sou uma pessoa bem diferente do que quando entrei. Estou muito melhor. Consegui lidar com diversos bloqueios. Despertei sentimentos que eu nem sabia que existiam. Sou grato por participar do espetáculo  Mademoiselle, onde pude ser tocado e tocar o coração das pessoas. A única palavra que tenho para descrever é satisfação! Queria agradecer, também, a Izabel por ser uma professora/diretora maravilhosa, que nunca deixou faltar nada para mim e meu colegas. Sempre nos acolheu e foi firme nos momentos certos. Gratidão por ter apresentado uma peça dirigida por ela”.

José Alci Silveira Nunes Junior

“Fazer parte do GET é uma experiência sem igual para mim. Rompi barreiras pessoais junto ao grupo, que é forte, dedicado e esforçado. Uns inspiram os outros e juntos somos gigantes e provamos isso no Mademoiselle. Trabalhar nessa peça foi desafiador. Estar diante dos colegas em todos os ensaios, fazendo e aprendendo teatro é sensacional. Eu me descobri no teatro e é isso que eu quero pra mim. Não consigo ser raso, não consigo ir à praia e molhar somente os pés diante daquela imensidão de mar, eu preciso me jogar de corpo inteiro e o espetáculo  Mademoiselle e o GET me proporcionaram essa experiência incrível! Obrigado!”.

Guilherme do Nascimento dos Santos


ELENCO

1 – Guilherme do Nascimento dos Santos  

2 – Julia Tejada Silveira

3 – Luizy da Silveira Cardoso

4 – Marco Aurélio Alves de Aguiar Junior

5 – Jackson Felipe Reis

6 – Raquel Rodrigues Borges

7 – Gustavo Santos da Silva

8 – Eulália Nascimento Figueiredo

9 – Natália Izaguirre

10 – José Alci Silveira Nunes Junior

11 – Jhonatan Gomes

12 – Pedro Dias Wagner

13 – Bruno de Lima Rodrigues

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade