CANOAS

Mais de 100 mulheres marcham em Canoas na 8ª Cavalgada do Outubro Rosa

Com a participação de cerca de 100 mulheres de todas as idades, a 8ª Cavalgada do Outubro Rosa de Canoas ocorreu na manhã deste domingo (16), trazendo um colorido especial para as vias do município.

A tradicional marcha feminina, que, segundo os organizadores, ganha mais adesão a cada edição, é realizada para chamar a atenção da população para a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama – o tipo que mais causa mortes de mulheres no país e cujas taxas são mais altas na Região Sul, mas também com altas chances de cura se detectado precocemente.

O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias da Cultura e de Mulheres, e a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), com a presença exclusiva de mulheres. O trajeto percorrido foi de 20 quilômetros, sempre acompanhado pela Guarda Municipal e pelo engajamento dos moradores, que saiam às calçadas e janelas para saudar as mulheres a cavalo vestidas de rosa.

Antes da partida, cavalarianas e apoiadoras do evento realizaram um café da manhã, com alimentos doados pela comunidade, reunindo cerca de 150 pessoas no Parque do Gaúcho. Foi realizada ainda uma cerimônia com representantes do tradicionalismo canoense e autoridades municipais, que contou com as presenças da secretária adjunta de mulheres, Rosa Marcella, e da primeira-dama de Canoas, a advogada especialista em Direito Previdenciário Sádia Morales Siqueira.

95% de chance de cura

Participante ativa das ações do movimento do Outubro Rosa no município, a primeira-dama destacou que todas as mulheres devem fazer os exames preventivos. “O Outubro Rosa é uma das campanhas mais significativas para a saúde da mulher e precisamos sempre reforçar a importância do diagnóstico precoce, que pode significar até 95% de chance de cura. Por isso, é uma causa que abraço com muito carinho e estou muito feliz de ter participado”, disse.

A representante da comissão organizadora da 8ª Cavalgada Outubro Rosa de Canoas, Letícia Vieira Santos, disse que o domingo de sol contribuiu para o sucesso da cavalgada e que a resposta da população é cada vez mais positiva. “Percebemos o crescimento tanto na adesão como na venda avulsa de camisetas. A organização começou em junho e temos cada vez mais apoiadores, como vimos nos caminhões de mulheres que seguiram o percurso”, contou.  A atividade ainda contribui para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas e para o Hospital Nossa Senhora das Graças.

Programação

O percurso foi realizado em cerca de duas horas, pelas seguintes ruas e avenidas: Vinte e Quatro de Outubro, Bartolomeu de Gusmão, Eng. Irineu Carvalho Braga, Roberto Francisco Behrens, República, Coronel Vicente, Cônego José Leão Hartmann, Farias Brito, Guilherme Schell, retornando ao Parque Eduardo Gomes pela Bartolomeu de Gusmão e Vinte e Quatro de Outubro.

À tarde, a programação teve atividades culturais e campeiras na cancha de laço do Parque do Gaúcho, com provas de rédeas, do couro, da estafeta, da argola, vaca parada e bocha, tendo como premiação a entrega de troféus para as vencedoras.

Com os recursos arrecadados pela Cavalgada do Outubro Rosa de 2021, foram entregues 200 kits de higiene, mil fraldas e 10 cadeiras para o Hospital Nossa Senhora das Graças.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade