SAÚDE

Mamografia pode ser solicitada em todas as unidades de saúde de Gravataí; Saiba como funciona

Lembrado neste 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia visa alertar sobre a importância do exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, principal causa de morte por câncer na população feminina do Brasil. Em Gravataí, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza a solicitação do exame em todas as unidades de saúde e mantém ações de prevenção, detecção precoce e rastreamento da doença para o público-alvo durante o ano inteiro.

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um mamógrafo, equipamento de raios X capaz de identificar alterações suspeitas. Durante o exame, as mamas são comprimidas para que o radiologista consiga avaliá-las com maior precisão.

De acordo com o Ministério da Saúde, a realização da mamografia de rastreamento – quando não há sinais nem sintomas – é recomendada para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos (quando não mostrar alterações), como forma de identificar o tumor antes do surgimento de sintomas.

A SMS lembra ainda que mulheres com nódulo na mama, secreção nos mamilos, alterações da pele na região das mamas e/ou nódulos nas axilas devem procurar imediato atendimento na unidade de saúde de referência, independente da faixa etária e do histórico familiar. Se diagnosticado precocemente, o câncer de mama apresenta altas taxas de cura e de tratamento.

Além disso, é sempre importante que mulheres observem suas mamas quando se sentirem confortáveis para isso, seja no banho, seja no momento da troca de roupa, seja em situações do dia a dia. O sintoma mais comum do câncer de mama é o caroço (nódulo) no seio, podendo ou não ser acompanhado de dor. Ainda conforme o Ministério da Saúde, ele está presente em mais de 90% dos casos da doença.

Entre as ações municipais para o acompanhamento dessa temática, está a captação oportuna de mulheres do público-alvo que buscam a unidade de saúde por outras demandas, a fim de requisitar a mamografia.

No último ano, a pasta participou do Projeto SOS IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul), que pretende contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama e estimular o diagnóstico ágil da doença, iniciativa realizada com o apoio da Secretaria da Saúde do RS (SES/RS) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems RS).

– Também permanecemos com o fluxo de acesso facilitado ao exame de mamografia, além de estimularmos as ações de prevenção e promoção à saúde da mulher. Além disso, a Secretaria da Saúde sempre intensifica as atividades voltadas à saúde da mulher durante as campanhas do Março Lilás e do Outubro Rosa, focadas na detecção precoce do câncer de mama – lembra a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Laura Santos.

A enfermeira também ressalta a ampliação do programa Saúde na Hora em Gravataí, que abrange nove unidades de saúde (USFs Breno Garcia, Cohab C, Nova Conquista, Princesa Isabel, São Vicente, Neópolis, Parque dos Eucaliptos, Parque dos Anjos e Barro Vermelho) com horário estendido de atendimento até as 19h, sem fechar ao meio-dia, bem como a constituição de um cronograma de ações extramuros, como estratégias de alto impacto para o acesso às ações preventivas a mais mulheres.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade