O prefeito Marco Alba inaugurou a nova rótula entre a Avenida Centenário e a ERS-118 na tarde desta quinta-feira. Os serviços foram realizados com recursos próprios da Prefeitura. O principal objetivo da obra é amenizar o congestionamento no local, trazendo uma maior fluidez para o trânsito. Assim, o motorista não precisa mais ir até a via estadual para fazer o retorno em direção ao Centro.
O motorista que passar pelo local agora encontra três faixas de saída na Centenário, duas delas para utilizar a conversão à esquerda na ERS-118 e uma para saída à direita. A rótula também recebeu iluminação com LED.
O prefeito, que transmitiu do local em live que você assiste CLICANDO AQUI, falou sobre o futuro da região e como o município está lutando para melhorar o trânsito do entorno.
– Até esse limite o município tem autonomia. Nós já apresentamos um projeto pro Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de sinalização, mas ele não aceitou. Agora nós analisaremos o projeto básico que eles nos enviaram, mas a Prefeitura já fez tudo o que podia para tentar melhorar a vida da população.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana Adão de Castro Junior explicou sobre o projeto do Daer.
– Nós temos ainda um gargalo a ser resolvido. O projeto apresenta a construção de uma trincheira e um viaduto para melhorar o trânsito. Nós já fizemos diversas melhorias no local, como a duplicação da Avenida Centenário, a duplicação das pontes do Parque dos Anjos e a duplicação da ERS-030, até a Pirelli. Agora esperamos que esse projeto, se aprovado, seja executado de forma rápida.
A iniciativa faz parte do projeto da gestão municipal de otimização da mobilidade urbana, como a revitalização total da Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e o Plano de Infraestrutura, Asfaltamento e Recapeamento de Vias da Prefeitura, que prevê obras em 96 vias do município.
Histórico da região
Hoje, a realidade do local é outra. Com essa obra concluída, todo o trecho está em condições de trafegabilidade. Na região, a gestão do Governo Marco Alba fez grandes obras. Dentre elas a duplicação da Avenida Centenário, onde passam mais de 37 mil veículos por dia.
A Prefeitura também municipalizou mais um trecho da ERS-030 e está trabalhando na duplicação das pistas até a entrada da antiga Pirelli.
A maior construção de todo esse projeto é a duplicação das pontes do Parque dos Anjos. As quatro pistas, têm 248 metros de extensão e passam pelos arroios Demétrio e Passo dos Ferreiros.
O projeto, executado pela empresa Ecovilla, contemplou a duplicação de duas pontes em concreto armado, execução de muro gabião entre as duas pontes e aterro em argila, terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação e repavimentação de todo o trecho, sinalização e iluminação.