Três médicos intensivistas testaram positivo para COVID-19 e a UTI do Hospital Dom João Becker está em observação para detecção de um potencial surto. Todos os pacientes serão testados na estrutura que está superlotada, como tratei nesta segunda em Emergência do Becker e hospital de campanha estão lotados; superintendente da Santa Casa faz radiografia.
A confirmação foi dada com exclusividade ao Seguinte: no início desta noite pelo superintendente da Santa Casa Antônio Carlos Weston.
– Infelizmente é uma realidade do mundo inteiro. Cada vez mais profissionais da linha de frente, principalmente da terapia intensiva, ficam sujeito ao contágio – lamentou o médico.
Os médicos, que atuam na UTI não-COVID, e não no hospital de campanha, estão assintomáticos e ficarão em quarentena domiciliar. Os testes foram feitos como protocolo da Santa Casa para profissionais da saúde.
– É mais um alerta de que a evolução da pandemia é cada vez mais séria e a população precisa redobrar os cuidados. A Prefeitura vai acompanhar todos os protocolos do hospital. Mas é uma realidade: profissionais de saúde estão mais expostos ao contágio. Já aconteceu com médicos de nossa rede, tanto da atenção primária como urgência e emergência e tomamos as medidas necessárias para manter os serviços em saúde – disse o secretário da Saúde, Jean Torman.
Após a revelação do caso pelo Seguinte:, a Santa Casa emitiu nota. Siga na íntegra:
O Hospital Dom João Becker informa que três médicos da UTI testaram positivo para COVID-19 e foram afastados das suas atividades pelo período de 14 dias. Como medida de precaução, outros dois médicos, que tiveram contato próximo a estes profissionais, também foram afastados.
A UTI foi colocada em quarentena, ficando proibida a saída e entrada de pacientes. As visitas estão temporariamente suspensas e os boletins diários serão informados aos familiares por telefone. A UTI em questão não tem nenhuma relação com o hospital de campanha.
Durante todos os contatos com os pacientes, os médicos sempre utilizaram todos os EPIs necessários. Os profissionais de saúde são pessoas que atuam na linha de frente ao combate ao Covid-19, por isto são os mais expostos ao vírus. Todos os profissionais da UTI serão testados, médicos, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, enfermeiros e funcionários da assistência, bem como todos os pacientes.
LEIA TAMBÉM
Gravataí e Cachoeirinha tem mortes de pacientes mais jovens pela COVID 19
Como estavam os Parcões de Gravataí e Cachoeirinha no primeiro domingo sob bandeira vermelha
Prefeituráveis de Gravataí, segurem seus ’carluxos’, não politizem o vírus; culpem Deus!
Hospital de campanha não é lugar de celular; O Urinol de Maiakóvski
Como funciona o hospital de campanha de Gravataí; assista
Cachoeirinha tem segunda vítima; mortes pela COVID 19 se espalham pelo ’eixo da 118’
A COVID 19 está espalhada por Gravataí; siga o ranking dos bairros infectados
Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus