LÍLIAN SCHILLING

Mentalidade de dieta e a sociedade lipofóbica

Nossa experiência com a alimentação e com o corpo é perturbada pelo controle social, por intermédio de meios de comunicação, propagandas, moda, ideais de beleza, indústria de emagrecimento e alimentos, família, escola, massificação, cultura, regras e mais regras.

O paciente ao internalizar essa regulação do comportamento alimentar e o medo e constrangimento em engordar, se desconecta de si, confuso entre contagem de calorias, o que é permitido cientificamente e entre muitas opiniões sobre alimentos e suas variedades, corpos e nutrição, tornando compreensível a insegurança quanto às escolhas alimentares.

As dietas negam essas escolhas e toda a complexidade do ato de comer fazendo com que o paciente perca a autonomia alimentar, enquanto segue sua busca e construção de um corpo idealizado por se sentir inapropriado, inadequado e culpado.

Se continuarmos nessa caminhada restrita e disfuncional em lidar com a alimentação e estigmatizar o peso, maior será o crescimento dos problemas alimentares. Rejeitar a mentalidade de dieta é o primeiro passo para uma relação mais saudável com a comida e consigo.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade