“Nos últimos dias de Junho, mais um ciclone vai se formar, e sua frente fria associada trará chuvas para a região Sul e Sudeste, além de fazer as temperaturas caírem a ponto de formar geadas”. Reproduzimos o alerta do meteorologista Matheus Manente, formado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, publicado pelo site Meteored
Após a passagem de um ciclone extratropical deixar dezenas de municípios do Rio Grande do Sul em estado de emergência, ainda não há previsão de nenhum período mais seco ou tranquilo para o Estado. Chuvas vão continuar se formando ao longo dos próximos dias.
Até a sexta-feira (23), os acumulados sobre a região Sul podem até mesmo exceder os 100 mm em pontos isolados, especialmente no extremo oeste e sudoeste do Paraná e de Santa Catarina. E ao longo da semana que vem, a situação pode piorar.
Para fechar o mês de Junho, na semana que vem, mais um ciclone se formará na região, fazendo uma frente fria avançar pelo país e trazer chuva para diversos Estados, não apenas do Sul. O sistema se forma no dia 27, já trazendo tempestades intensas para o Rio Grande do Sul, e ao longo do dia 28 e 29 causa tempestades também sobre Santa Catarina e Paraná.
No dia 29, a frente fria associada a este ciclone avança e causa chuvas também no sul do Mato Grosso do Sul e na região litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro, embora com menor intensidade. Dia 30, chuvas também serão registradas no Espírito Santo, como resultado dos resquícios do sistema, que se afasta em direção ao oceano Atlântico.
No mesmo período, uma massa de ar frio avançará pelo país e fará as temperaturas caírem em todo o Sul e Sudeste. Isso significa que as primeiras semanas do inverno, que começou dia 21 de Junho, serão realmente frias. Previsões climáticas mostram temperaturas mais frias que o normal em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste no início de Julho.
Há inclusive uma pequena possibilidade de geada em território Gaúcho e Catarinense, por volta do dia 30 de Junho. Durante a madrugada, as temperaturas podem chegar a valores inferiores aos 4 graus em pontos isolados, especialmente nas serras catarinense e rio-grandense.
De qualquer maneira, a previsão pode mudar de município para município. Para saber mais detalhes sobre o que esperar neste início de inverno, não deixe de consultar a previsão do tempo específica para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.