crise do coronavírus

Miki cedeu; Cachoeirinha vai abrir até bares, boates e cinemas

Miki Breier, prefeito de Cachoeirinha

Miki Breier cedeu.

Mesmo com uma média de mais de uma morte a cada 24h registrada em agosto, o prefeito de Cachoeirinha acaba de publicar no Diário Oficial o Decreto 6971/2020 liberando praticamente todas as atividades não-essenciais. Bares, cinemas e até boates poderão abrir. Parques, praças e quadras esportivas fechadas também. Ônibus estão autorizados a rodar com alta ocupação. Só não é pior para o distanciamento social porque aulas em escolas infantis, ensino fundamental e médio seguem remotas.

CLIQUE AQUI para saber as restrições que ainda existem e as recomendações para funcionamento das atividades econômicas.

– Cachoeirinha é considerado um dos municípios com o menor índice de letalidade da COVID-19 no Estado do Rio Grande do Sul, mapeando todos os casos de suspeitas da doença e o atendimento aos pacientes no Hospital de Campanha, montado no Ginásio Municipal, no bairro Anair – justifica o prefeito, no decreto.

No Twitter, postou:

– Não se trata de pressão, mas de compreensão sobre o momento que estamos vivendo. Há quase cinco meses estamos ouvindo que “as próximas duas semanas serão cruciais”. Mantendo as restrições e os protocolos, é hora de funcionar as atividades da cidade.

Ao fim, já era, mesmo que flexibilizada hoje, a bandeira vermelha, de alto risco, na qual Cachoeirinha era classificada no Distanciamento Controlado do Governo do RS – que apesar de fake, de cuidado sob a lei vampeta, a do “uns fingem que cumprem, outros fingem que fiscalizam”, reputo ainda era o melhor dos piores modelos aplicados no Brasil.

A flexibilização de Miki é a versão local do ‘efeito eleição’, que alertei nos artigos como Governador quer mais mãos para colorir o mapa da COVID; a lógica do ’Decreto-Pilatos’Eduardo Leite botou na dos prefeitos; Com ’Decreto Pilatos’, Marco Alba e Miki vão abrir ou fechar mais o comércio?, quando o governador Eduardo Leite lavou as mãos e apresentou uma confusa proposta de ampliação da autonomia dos prefeitos – a maioria candidatos à reeleição sob pressão de entidades empresariais, como tratei em Vídeo protesto: Associação Comercial faz terraplanismo contra distanciamento social em Cachoeirinha; alerta de cancelamento.

Lamento a decisão do prefeito. Pesquisas de aprovação mostram que não era necessário ceder à gritaria. Cachoeirinha – além de não ser uma ilha e não ter fronteiras com uma capital onde o prefeito propõe lockdown de atividades a cada 15 dias – tem uma incidência de contágio (924.8/100 mil habitantes) maior que Porto Alegre (591.6) e Gravataí (550.6).

A Região Porto Alegre, neste momento em que escrevo, tem 8 a cada 10 leitos de UTI ocupados. Na Capital, quatro hospitais lotaram (Cristo Redentor, Vila Nova, Restinga e Santa Ana) e outros seis estão acima de 90% (Clínicas, Conceição, Moinhos de Vento, Mãe de Deus, Instituto de Cardiologia e Ernesto Dornelles).

Há pouco, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, encaminhou ao chefe do Ministério Público, procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, representação pedindo medidas em relação ao estabelecimento da bandeira vermelha em Esteio e Novo Hamburgo. Por analogia, Cachoeirinha, que editou decreto minutos depois, deve ser o próximo alvo.

Ao fim, quando foi o primeiro prefeito da região a tomar medidas de distanciamento social Miki cometeu a frase que usei na manchete da entrevista “Não serei o prefeito lembrado por contar corpos; Cachoeirinha tem primeira confirmação de COVID 19”, publicada em 31 de março pelo Seguinte:.

Que assim não seja.

É cada um por si.

E amanhã tem GreNal.

E depois, Dia dos Pais.

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí território livre da cloroquina; é fria, prefeito!

Miki solta pitbull no Hospital de Campanha; como já funciona atendimento para COVID em Cachoeirinha

Gravataí em ’coma’ pela COVID; Mortes crescem 300 por cento e prefeito alerta paradas, interior e Moradas

Metade de Gravataí e Cachoeirinha tem doenças que potencializam a COVID 19; alerta aos covidiotas

É hora de multar quem não usa máscara em Gravataí e Cachoeirinha!; bom, entre maus exemplos de políticos 

Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense

O desabafo de um amigo por mais uma vítima da COVID 19 em Gravataí

Gravataiense ainda luta contra COVID 19; ’é uma doença de solidão’

Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade