O prefeito Miki Breier anunciou em live nesta quarta uma retificação ao decreto que 'liberou geral' atividades não-essenciais, inclusive bares e boates, o que detalhei ontem em Miki cedeu; Cachoeirinha vai abrir até bares, boates e cinemas. O funcionamento segue mantido conforme as regras de operação publicadas ontem, mas com horário limite: de domingo a quinta até às 23h e nas sextas e sábado até a meia-noite.
– Não estão liberadas festas a noite toda. Ainda não chegou este momento. Estamos longe da normalidade. É o novo normal, dentro de todos os protocolos sanitários. Mas as pessoas precisam buscar o sustento. Apelamos aos comerciantes que cumpram e exijam o cumprimento das regras. Nossa fiscalização será mais rigorosa – anunciou, ao lado do vice-prefeito.
– Se perguntarmos aos médicos, dizem: “fecha tudo”. Mas não podemos fechar os olhos para as dificuldades enfrentadas pela população. Infelizmente, a Prefeitura não tem como arcar com o sustento das pessoas. Vamos encarar o vírus, mas com cada um fazendo sua parte: Prefeitura, comerciantes e comunidade – acrescentou Maurício Medeiros.
Com a readequação, o decreto de Cachoeirinha se aproxima das novas regras da bandeira vermelha, ou ‘vermeranja’, definida ontem pelo governador Eduardo Leite no que chamo ‘Distanciamento Controlado GreNal-Dia dos Pais’.
CLIQUE AQUI para acessar ao decreto original com as regras para todas as atividades, ainda sem a retificação, não publicada no Diário Oficial até o fechamento deste artigo.
Na live, o prefeito informou os últimos dados, que mostram Cachoeirinha com 1.397 casos (999 recuperados) em 4.780 testes realizados, com 26 óbitos – o que corresponde a mais de uma vida perdida a cada 24h neste mês. Conforme o boletim, 12 moradores de Cachoeirinha estão internados, um deles no Hospital de Campanha.
– Fomos o primeiro município a suspender as aulas em 13 de março, e também um dos pioneiros em hospital de campanha, em 27 de abril, e no decreto do uso de máscaras. Temos a menor letalidade entre as maiores cidades da região e, acompanhando semana a semana, percebemos que a curva do contágio está controlada – argumenta.
– Se crescer, fecharemos novamente, como aconteceu em outros lugares.
Ao fim, como tratei no artigo de ontem, e hoje em Gravataí libera atividades não-essenciais; saiba o que muda no ’Distanciamento GreNal-Dia dos Pais’, “a quarentena é uma impossibilidade, mas inegável é a criatividade científica do Rio Grande do Sul, e do Brasil, ao fraquejar o distanciamento social no pior momento da pandemia”.
Reputo louvável o recuo de Miki, que agora mantém a liberação no limite do aceitável. Após a publicação de meu artigo sobre a liberação até do festerê, a polêmica ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter na noite de ontem. Invariavelmente com retuitadas críticas. Ou irônicas, tipo: “Cachoeirinha descobriu a cura para a COVID-19!”.
Aos “indignados”, Miki sugeriu que fiquem em casa.
– O decreto não obriga ninguém a frequentar nenhum lugar.
Lacrou, e a ACC deve ter curtido. Mas, infelizmente, Cachoeirinha não é uma ilha, e o virulento vírus não escolhe quem se cuida, quem não, o coordenador da Vigilância Sanitária Gelson Braga que o diga.
E hoje tem GreNal.
Amanhã, Dia dos Pais.
Depois…
LEIA TAMBÉM
Governador quer mais mãos para colorir o mapa da COVID; a lógica do ’Decreto-Pilatos
Gravataí território livre da cloroquina; é fria, prefeito!
Metade de Gravataí e Cachoeirinha tem doenças que potencializam a COVID 19; alerta aos covidiotas
Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense
O desabafo de um amigo por mais uma vítima da COVID 19 em Gravataí
Gravataiense ainda luta contra COVID 19; ’é uma doença de solidão’
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus