Promovido pela Câmara de Vereadores de Gravataí, em parceria com o Sindilojas, o Desfile Moda Recicle encantou a todos.
Com participação de Conrado Rosa, representante da Greener, a atividade reuniu marcas como Grupo Canoa, Villaget, Justa Trama e Maxitex, que promovem fabricação de vestuário sem necessidade de nova extração de recursos naturais, utilizando apenas materiais remanescentes de outras produções.
A estilista Carina Blender trabalhou na harmonização das coleções, além de apresentar confecções próprias. Entre as personalidades vestidas que passaram pelo tapete vermelho, estavam: Fernanda Fraga, diretora-presidente da Fundarc, Sônia Oliveira, secretária de Educação, Adriane Konradt, empresária, Karine Viegas, professora da Acoban, Maria da Silva Barcelos, Tânia Maria Cardoso e Irene Nascimento, funcionárias da Rede Coleta solidária, Giulliano Pacheco, Diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Gravataí, Rodrigo Silva, Gestor Administrativo do Sindilojas, Ivete Amorin, presidente da Assec, Julia Posin Gomes, estudante de moda, Glau Barros, atriz e cantora, Patrícia Bazotti, primeira dama de Gravataí, Luana Mafiolete, modelo, Cíntia Lima, Miss Gravataí e Moa Zollner, representando a Concremold.
O presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Nadir Rocha, os membros da Comissão do Meio Ambiente, Gerson Rovisco e Tanrac Saladanha, vereadores Evandro Soares e Maribel Wagner estavam entre os parlamentares presentes.
O Senac Gravataí, também apoiou o Moda Recicle e foi a responsável por realçar a beleza das modelos ao disponibilizar profissionais e estudantes de maquiagem e cabelo. Pepeu Hardt Produções também realizou cobertura fotográfica e gentilmente cedeu fotos para divulgação.
LEIA MAIS:
O desfile Moda Recicle em imagens
Personalidades desfilam no Moda Recicle
Conheça as coleções do Moda Recicle
Os bastidores do desfile Moda Recicle
A preparação das modelos para o Moda Recicle
Conheça algumas das marcas parceiras:
: Grupo CANOA
O Grupo CANOA é formado por artesãs, que acolheram o caminho do desenvolvimento sustentável para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. O nome CANOA foi escolhido em homenagem a cidade onde se situa e também porque a canoa abre caminhos que levam o indivíduo e suas criações a vários destinos. As artesãs desenvolvem a criação de produtos que seguem a orientação de designers, com tendência contemporânea, usando materiais reciclados derivados da indústria.
: Cooperativa Justa Trama
A Cooperativa Central Justa Trama é uma cadeia produtiva, processo que inicia no plantio do algodão agroecologico vai até comercialização de peças de confecção produzidas com este insumo. Os empreendimentos que fazem parte da cadeia produtiva trabalham nos preceitos da economia solidária e comércio justo. São cerca de 700 trabalhadores em cinco estados do Brasil, homens e mulheres, agricultores, coletores de sementes, fiadoras, tecedores e costureiras.
: Instituto Villaget
Instituto Villaget é uma Organização Não Governamental, que tem objetivos de inclusão social, capacitação profissional e geração de renda. Produzem e comercializam coleção de roupas e calçados de material orgânico em parceria com a Justa Trama.
: Maxitex
São utilizadas garrafas na produção do fio de PET retiradas do lixo e seguem para as usinas de reciclagem, localizadas em São Paulo. Lá são separadas, lavadas, esterilizadas, picotadas e transformadas em fibra, através do processo de extrusão. Após a transformação, a fibra volta para a Maxitex onde são produzidos os fios, tecidos e malhas.