A segunda Feira da Empregabilidade de Gravataí reuniu mais de mil pessoas na sede da Amoval, na Morada do Vale I. Com 25 empresas recebendo currículos e diversos serviços associados, o dia foi de grande movimentação em busca de uma das 700 vagas de emprego disponíveis.
– Emprego é prioridade no nosso governo, ele traz dignidade e nós fazemos isso todos os dias, captar empresas, trazer emprego e auxiliar na transformação da vida das pessoas – disse o prefeito Luiz Zaffalon na abertura das atividades.
Além de ocorrer de forma descentralizada, dentro do bairro, a grande novidade dessa edição foi o lançamento da ferramenta Emprega. Aí, que em 24h bateu a marca de mil acessos. A plataforma, desenvolvida por uma start up de Gravataí, busca dar “match”, ou seja, promover um encontro entre a vaga de emprego e a pessoa que busca por uma colocação no mercado ou até mesmo, mudar de trabalho.
– O que eu quero é ver as pessoas felizes no seu trabalho – disse a idealizadora da ferramenta, Gabriela Vargas.
– Tem muita gente procurando emprego e muitas empresas com vagas em aberto e que não conseguem preencher, então a nossa missão é unir essas duas pontas – acrescentou.
Em busca da primeira oportunidade, o adolescente Nicolas Gabriel, de 14 anos, foi um dos primeiros a chegar na feira para se candidatar às vagas de menor aprendiz. Acompanhado da mãe, Nicolas viu na feira uma oportunidade de complementar a renda da família.
– Estou com grandes expectativas – contou.
Também na fila pela recolocação no mercado de trabalho, Gilberto de Oliveira, de 45 anos, está desempregado há pouco mais de dois meses.
– Tenho experiência no setor de elétrica, fui dez anos gestor dessa área. Vejo essa iniciativa como muito bacana, são 700 vagas, uma tem que dar – disse o eletricista.
Se os candidatos estavam com as esperanças renovadas, para as empresas o sentimento não era diferente.
– Tenho vagas em aberto há seis meses e espero hoje poder preencher. Na última feira, conseguimos contratar 12 pessoas e agora temos mais oportunidades – disse a responsável pelo setor de Recursos Humanos da CEVA Logistics, Jaqueline Martins.
Além das 700 vagas de emprego disponíveis, a feira, que foi organizada pela Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), contou com o Cabide Solidário, disponibilizando roupas para que as pessoas pudessem usar tanto na entrevista de emprego quanto no primeiro dia de trabalho, massagem relaxante, corte de cabelo, manicure e uma copiadora que permitiu que os candidatos pudessem fazer cópias do curriculum para entregar a mais empresas.