Uma parceria da Prefeitura de Gravataí com o governo do Estado e da Central Única das Favelas (CUFA) mapeará a realidade socioeconômica das famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. A Pesquisa de Diagnóstico de Inclusão Socioprodutiva será aplicada em alguns bairros do município.
De acordo com o secretário da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira, “os resultados obtidos com o levantamento de dados permitirão a classificação de algumas pessoas para cursos profissionalizantes promovidos pela CUFA em Gravataí”.
Os pesquisadores percorrerão bairros com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade – conforme resultado do último Censo Demográfico -, devidamente uniformizados com coletes, camisetas e crachás de identificação, garantindo segurança e transparência no processo. Durante as visitas domiciliares, será aplicado um questionário para levantar informações sobre renda, ocupação e perfil profissional de todos os integrantes das famílias em idade ativa para o trabalho.
A reunião que deu início à pesquisa na cidade também contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), Mariléia Bastiani, dos diretores de divisão da SMFCAS, Márcia Melo e Denílson Luís Souza, e dos pesquisadores Alexandro da Rosa Nunes e Viviane da Silva Dias.