Lisandro Laércio Rangel Paim faleceu nesta quarta-feira aos 42 anos. O ex-secretário de Comunicação da Prefeitura e ex-presidente do tradicional Clube Seis de Maio, do qual hoje era tesoureiro e é comandado pela esposa, a professora Cristiane Gomes, o jornalista representava uma das maiores lideranças negras de Gravataí e era referência do movimento negro no Rio Grande do Sul.
– O Lisandro é uma das maiores lideranças da cultura e do movimento negro da história da cidade. Foi responsável por fazer a transição dos pioneiros militantes dos anos 60 que criaram o Seis de Maio e os Acadêmicos para a modernidade. Um dos pilares do Clube – aponta o historiador gravataiense Amon Costa.
Filho da professora Sônia Paim (em memória) – que dá nome à principal honraria na qual a Câmara de Vereadores homenageia personalidades que atuam pela valorização da comunidade negra de Gravataí – e do dentista Sandro Paim, deixa um filho, Otávio, de 18 anos.
Secretário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, o servidor público municipal presidiu o Seis de Maio por três gestões, entre 2009 e 2014, e era conselheiro da escola de samba Acadêmicos de Gravataí.
Pós-graduando em Projetos Sociais e Culturais pela Ufrgs, Lisandro atuou na assessoria de imprensa da Prefeitura e foi secretário de Comunicação substituto entre 2009 e 2011, no governo Rita Sanco (PT). Também editou o jornal Nação Z, de Porto Alegre, e foi conselheiro municipal de cultura.
A causa da morte ainda não foi divulgada pela família. Lisandro será velado a partir das 17h30 desta quarta-feira na Funerária Santana (Av. Dorival de Oliveira, 955). O sepultamento será às 19h, no Cemitério Municipal de Gravataí (Rua Nestor de Moura Jardim, 750).