RAFAEL MARTINELLI

MP opina por validar eleição de conselheira tutelar sub judice em Gravataí

Rafaela foi eleita em quarto lugar na eleição de 1º de outubro

O Ministério Público opinou nesta sexta-feira pela validação da eleição de Rafaela Nauane como conselheira tutelar de Gravataí.

A esposa do vereador Alex Peixe (PTB), líder do governo Luiz Zaffalon (PSDB) na Câmara, concorreu sub judice, a partir de liminar concedida pelo juiz Regis Pedrosa Barros, da 4ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública; leia em Liminar reverte cassação de candidatura de esposa de vereador ao Conselho Tutelar de Gravataí; Decisão deve embasar recursos de outros impugnados.

A impugnação pela comissão eleitoral aconteceu pelo suposto descumprimento do edital, pela candidata não ter comunicado a desincompatibilização de cargo público; leia em Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar impugna e exclui candidaturas em Gravataí; Na lista, esposa de vereador e candidato envolvido em polêmica por suposta homofobia. Saiba os nomes aptos para eleição.

No principal pilar do parecer de hoje, a promotora Luciana Willig Sanmartin, da 2ª Promotoria de Justiça Cível, observou que a candidata foi exonerada no prazo correto e anterior à publicação da determinação de necessidade de informar a comissão eleitoral.

“Inclusive, a publicação 04 do referido Edital, quando tratando sobre a data da desincompatibilização não exigiu que fosse prestada informação por e-mail (ev 1.13), apenas exigindo que houvesse exoneração antes de 21/08/2023, o que foi observado pela candidata”, diz trecho, referindo-se à regras definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAS).

Clique aqui para ler a decisão na íntegra.

Para a nulidade da impugnação, pedida pela advogada Alice Fialho, sócia do advogado-vereador Cláudio Ávila (União Brasil), ainda depende decisão de mérito do judiciário.

Rafaela Nauane foi ficou em quarto lugar, entre os 10 eleitos, com 1.127 votos.


LEIA TAMBÉM

As relações políticas das candidaturas eleitas para o Conselho Tutelar de Gravataí; Entre Situação A, B, C e Oposição

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade