O MusicAção, projeto voluntário que começou no último sábado em Gravataí, oferece acesso gratuito a música e ao ensino de violão para jovens e adultos, em entidades religiosas que mantenham trabalhos sociais nas comunidades carentes do seu entorno.
O primeiro polo do projeto está sendo realizado na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Zona Norte, na região da Caveira, periferia de Gravataí
– A música é uma forma de comunicação universal, sem barreiras de idioma, cultura ou classe. É um instrumento de transformação social, ajudando a construir pontes entre as pessoas e fortalecendo os laços comunitários. Principalmente comunidades com maior vulnerabilidade. O objetivo é desenvolver habilidades que podem ser usadas em diferentes coisas da vida – diz o idealizador Daniel Garcia, educador musical com 30 anos de experiência.
Conforme o educador musical, os alunos recebem a apostila com material para o ano todo, colorida e com todas informações básicas para poder desenvolver o aprendizado. Além disso, semanalmente, os alunos recebem pelo WhatsApp vídeos explicativos sobre as músicas e exercícios para poder praticar em casa, ou no seu tempo livre, inclusive pelo celular.
Daniel Garcia cita Cora Coralina ao explicar a dedicação ao voluntariado:
– “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. O projeto é uma forma de retribuir a sociedade o conhecimento que adquiri ao longo da carreira e contribuir para a formação cidadã dos participantes.
A expectativa do MusicAção é chegar a 100 alunos ao longo do ano de 2023, em pelo menos três polos de ensino.
Para saber mais detalhes sobre como participar e ajudar o projeto, contate o WhatsApp do Daniel Garcia: (51) 81353148.