A escola de samba Acadêmicos de Gravataí desfila a partir das 2h30min deste sábado o enredo “Brilha Nos Olhos da Onça Negra, Gravataí: A Cidade do Futuro”, na passarela do samba pela Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre.
Os canais abertos de televisão TVE e TV Brasil transmitem os desfiles nas noites de sexta-feira e sábado, assim como o YouTube da Prefeitura de Porto Alegre ou o Cubo Play.
No ano em que Gravataí celebra seus 260 anos de fundação, a Acadêmicos de Gravataí leva para a avenida um enredo que traça um paralelo entre a realidade e a imaginação, projetando uma cidade futurista. Presidida por Anderson Nascimento, a escola desfila no Porto Seco na madrugada de sábado, por volta das 2h30.
Fundada em 26 de fevereiro de 1961, a vermelho, preto e branco de Gravataí tem como símbolo a onça negra. A escola foi campeã do Grupo Intermediário A – atual Série Prata, em 1999. Os ensaios ocorrem aos domingos na Morada do Vale, na rua Cônego Vianna, 129.
O enredo “Brilha nos Olhos da Onça Negra Gravataí: a Cidade do Futuro” tem como compositores Thiago Meiners, Borracha, Juninho, Guilherme Kauã e Igor Vianna e intérpretes Borracha e Igor Vianna.
Siga a letra, para acompanhar na passarela ou pela tv.
Meu samba é vermelho, preto e branco
A cidade do futuro é aqui
É meu orgulho maior
A onça negra chegou
Presente que o bom Deus abençoou
Brilhou a luz de uma estrela
Raiou minha alma nativa
Sou eu, mais um filho guarani
Na nova Gravataí
Aldeia da minha vida
Grandeza de um povo que não se curvou
A força que transcende o dom da fé
Imagens da cidade em evolução
Arte e cultura que mantém a tradição
É samba, canto e dança, é alegria
A força do meu pavilhão que irradia
Dignidade, a paz vai florir
Uma nova cidade, a sorrir
Ensinar, construir o futuro
Sonhar, conectar com o mundo
Nos passos da evolução
Sobre rodas, o avanço vem do polo industrial
Desenvolvimento que encontra um ideal
Vem ver, meu verde é luz a florescer
Natureza em comunhão, cristalina fonte a renascer
Sou eu, o brilho do sol e a força dos ventos
Em meio ao progresso, cidade exemplo
Modelo de preservação
A escola de Gravataí também foi destaque em reportagem de Caroline Tidra, em GZH.
Siga trechos:
“Não é a história da Gravataí conhecida, mas de uma cidade futurista que será apresentada pela escola Acadêmicos de Gravataí. Com a ajuda da comunidade nos preparativos, o presidente da agremiação, Anderson Nascimento, tem esperança de chegar mais longe na classificação este ano.
– Este ano estamos fazendo bem diferente do que normalmente fazemos. Pegamos tudo que fizemos errado e que perdemos pontos no ano passado e estamos ajustando. Vimos que esses quesitos são pequenos perto que podemos fazer. A expectativa está bem grande, a comunidade está ajudando a construir o Carnaval – afirma o presidente”.
“O abre-alas traz a onça negra grande e imponente junto da história que apresenta o enredo futurista. Os elementos que irão compor o setor retratam o retorno dos índios guaranis, em uma nave, encontrando a cidade que colonizaram diferente.
– Tem alas da saúde, da educação, de mobilidade urbana. Então eles enxergam cada espaço diferente de como estavam quando deixaram a cidade – explica Anderson”.
“O segundo carro retrata a parte industrial da cidade e, como Gravataí é quarta economia do Rio Grande do Sul, há destaque para o setor. A aposta no barracão é a terceira alegoria que será toda iluminada e tem uma altura calculada para passar próximo do limite da porta. Este carro futurista levará autoridades e representantes políticos convidados da cidade”.
“O que esperar: a escola apresentará o enredo Brilha Nos Olhos da Onça Negra, Gravataí: A Cidade do Futuro, com 17 alas e três alegorias. Estima-se a presença entre 1.800 a 2 mil componentes”.
Tudo sobre o Carnaval
A partir desta sexta-feira, 3, às 18h, o Carnaval 2023 toma conta do Complexo Cultural do Porto Seco, com os desfiles de dez escolas dos grupos Prata e Ouro. No sábado, 4, serão mais dez escolas e uma tribo convidada. São esperadas 20 mil pessoas nas duas noites de folia, que terá acesso gratuito nas arquibancadas. O evento abre as comemorações do mês de Aniversário de Porto Alegre.
Acesse aqui mais informações sobre as escolas de samba.
Acesso – O Complexo Cultural tem dois portões de entrada. Dentro do espaço é preciso identificar um dos oito acessos que levam às arquibancadas, frisas e camarotes.
Ônibus – A prefeitura montou um esquema especial de transporte coletivo para as duas noites e madrugadas de desfiles. Além de reforçar os horários na noite e madrugada, quatro linhas especiais serão oferecidas a partir das 19h de sexta, 3. A tarifa terá o valor normal de R$ 4,80. A operação será ampliada à noite para ida ao Porto Seco e na madrugada, após os desfiles. As linhas vão atender às zonas Sul, Norte, Praia de Belas, Terminal Azenha, centro e bairro Mário Quintana. Saiba mais aqui.
Trânsito – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificará o monitoramento ao trânsito na região do Complexo Cultural Porto Seco. Atuarão 100 agentes durante o evento. Serão feitos ajustes nos tempos dos semáforos da região para minimizar os impactos na circulação. Bloqueios e desvios poderão ser realizados caso necessário para agilizar a fluidez do local. Haverá um ponto de táxi na rua 1937, a principal do Complexo do Porto Seco.
Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ocupará uma área de 200 metros quadrados no sambódromo. Uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) estará instalada no Porto Seco durante os dois dias, das 17h às 8h, com equipe apta a prestar os primeiros socorros e remover, em caso de necessidade, para locais com média e alta complexidade. O atendimento contará ainda com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segurança – Serão 50 agentes da Guarda Municipal patrulhando o Porto Seco. A Operação Carnaval 2023 contará com a ação de viaturas no local. O trabalho da Guarda Municipal será em parceria com a Brigada Militar e Polícia Civil. Câmeras farão o monitoramento nos arredores do Porto Seco, nas avenidas Plínio Kroeff, Bernardino Silveira Amorim e Santíssima Trindade.
Limpeza – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará serviço de varrição e limpeza geral do Porto Seco nas duas noites, nas dependências do complexo cultural, nas áreas usadas pelo público e na pista dos desfiles. Estão escalados 60 trabalhadores para a limpeza interna, que operam em turnos de 12 horas, das 18h às 6h. Já nos dias 4 e 5 de março, mais 15 funcionários farão a manutenção da parte externa, em turnos de quatro horas, das 8h às 12h. A estrutura de trabalho é composta ainda por dois caminhões que ficarão de plantão.
Alimentação – Em todos os setores do sambódromo haverá food trucks com cardápio variado, desde hamburguers, pizzas, cachorros-quentes e bebidas. No espaço Camarote Bar – com capacidade para 600 pessoas – terá roda de samba com o Grupo do Cazulo nos intervalos das apresentações das escolas de samba. É possível fazer os pedidos de alimentação adiantados pelo site do Sympla e retirar no sambódromo.
Estacionamento – Para quem vai de carro, uma das alternativas pode ser o estacionamento localizado na rua Hermes de Souza. O espaço ficará aberto ao público a partir das 16h até o término dos desfiles. O valor é R$ 20.
SIGA A PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira
SÉRIE PRATA
20h – Acadêmicos da Orgia
- Enredo: Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra
20h50min – Mocidade da Lomba do Pinheiro
- Enredo: Diáspora Negra, a Travessia Sombria… Por que Orunmilá, por quê?
21h40min – Praiana
- Enredo: Nkisi e a Herança Ancestral da Civilização Bantu
22h30min – Império da Zona Norte
- Enredo: A Zona Norte Enraizada Nesse Chão: Pedro Guilherme, a Semente de Um Império de Paixão
23h20min – Copacabana
- Enredo: Agudás: Ideais de Liberdade da Negritude Sacodem a Bom Jesus e o Porto Seco
OURO
00h10min – Bambas da Orgia
- Enredo: Ilu Ayê! Escola de Bamba é Portela
1h20min – Fidalgos e Aristocratas
- Enredo: Laroyê, Xica da Silva, Xica é Modjubá. Um Legado Africano, a Resistência de Uma Raça
2h30min – Acadêmicos de Gravataí
3h40min – Imperatriz Dona Leopoldina
- Enredo: Sozinhos somos Fortes, Juntos Somos Imbatíveis! A Cooperação Nos Fará Campeões
4h50min – Unidos de Vila Isabel
- Enredo: O que Vale Ouro?
Sábado
19h20min – Tribo Os Comanches
- Enredo: Comanches, nos Caminhos das Matas, Revive os Tempos de Amor da Bebida Sagrada da Jurema
PRATA
20h – Protegidos de Princesa Isabel
- Enredo: Vigiai e Orai, Em Qualquer Brecha o Pecado Faz a Festa
20h50min – Filhos de Maria
- Enredo: Obirici, a História Não Contada
21h40min – Samba Puro
- Enredo: Caá Yari, Ouro Verde, Tradição e Patrimônio Cultural dos Pampas
22h30min – União da Tinga
- Enredo: Restinga: O Quilombo que deu Certo
23h20min – Unidos da Vila Mapa
- Enredo: Sara Forbes, a Princesa Africana
OURO
00h10min – Império do Sol
- Enredo: Resido na Morada do Amor, Faço este Samba com Emoção para Falar do Direito à Habitação
1h20min – Imperadores do Samba
- Enredo: Theatro São Pedro: Sublime Sobre o Tempo
2h30min – União da Vila do IAPI
- Enredo: Na Locomotiva da Memória, a Vila Canta Bodas de Diamante, Integração Brasil/Coreia do Sul
3h40min – Estado Maior da Restinga
- Enredo: Bendita és tu Anastácia, Negra dos Olhos Azuis
4h50min – Realeza
- Enredo: Divina Realeza do Basfond é uma Dama de Barba Malfeita