Nadir Rocha (MDB) apagou a postagem tesloucada, feita em meio aos Jogos Vorazes que contrapõe narrativas do governo e do sindicato dos professores, e que critiquei no artigo O 'prefeito' aloprado, publicado pelo Seguinte:
Ainda na sexta-feira, horas após a postagem, o vereador decano, presidente da Câmara por quatro mandatos e prefeito interino em duas oportunidades – quando foi o camerlengo da sé vacante, em 2011, após o golpeachment de Rita Sanco, e em 2017, depois de Daniel Bordignon pedi música no Fantástico em impugnações, em 2017 – publicou em seu perfil no Facebook uma nota pública de esclarecimento.
Siga na íntegra e depois comento.
“(…)
Eu, Nadir Rocha, vereador com assento na Câmara de Vereadores de Gravataí, venho por meio da presente nota retratar-me publicamente e pedir desculpas aos servidores públicos de Gravataí.
O motivo da retratação e pedido de desculpas baseiam-se na publicação de uma postagem elaborada na manhã do dia 29 de março de 2019 e feita em meu perfil Nadir Rocha II, com texto “Bom dia! Hoje é dia de revisão médica e vou fazer no meu plano de saúde: SUS”.
A referida postagem acarretou interpretações errôneas. Jamais minha intenção seria desmoralizar aqueles que enfrentam o impasse do desfecho do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí. Entretanto, meu objetivo era exaltar a utilização de um serviço de saúde pública disponível a todos os cidadãos brasileiros.
Assim, reafirmo o meu sincero pedido de desculpas a todos que se sentiram ofendidos, reconhecendo que agi naquele momento na forma de valorizar um serviço público de qualidade.
Frisa-se por fim, meu reconhecimento que ainda que tenha assentido o erro publicamente perante toda sociedade não será o bastante para amenizar o abalo moral sofrido pelos envolvidos.
Mas manifesto meu respeito aqueles que buscam, por vias garantidas em lei, a luta pelo que acreditam e julgam seu por direito.
(…)”
Comento.
Gesto perfeito, forma errada.
Nadir demonstrou uma grandeza ímpar na política ao apagar a postagem e pedir desculpas públicas.
Porém, demonstrou que, entre o certo e o errado, há sempre espaço para mais erros. Peca o 'político do povão' por, no texto de sua nota não admitir que, ao menos subliminarmente, e até com certa ironia, fez a postagem para causar polêmica sobre a extinção do Ipag Saúde no Grande Tribunal das Redes Sociais.
Por óbvio, Nadir quis dizer que enquanto a maioria da população usa o SUS, cerca de 10 mil servidores ativos, inativos, pensionistas e familiares tem um plano de saúde o qual a Prefeitura banca 40% e serve como fiadora das dívidas.
Sinto muito, mas não dá para acreditar que foi uma cruel coincidência. E muito menos uma postagem trivial de Nadir, já que o veterano vereador não tem por rotina publicar seu prontuário médico no Facebook.
De qualquer forma, fica o elogio para Nadir: ao dizer que não disse o que disse, ele reconhece que, se tivesse dito, seria coisa de aloprado.
LEIA TAMBÉM