Nadir Rocha é o escolhido para ser o candidato à Presidência da Câmara pela coligação de Marco Alba, que já tem os 12 votos que garantirão a eleição e a ascensão do vereador ao comando interino da Prefeitura até as eleições de 12 de março. O Seguinte: acompanhou com exclusividade
Pela porta do sobrado amarelo de número 67 da rua Antonina José Linck provavelmente saiu, às 20h, o próximo prefeito de Gravataí.
Interino, mas prefeito.
Ao fim da inauguração da duplicação da Avenida Brasil na tarde de hoje, o Seguinte: descobriu que o PMDB escolheria logo mais o candidato a Presidência da Câmara que, com os 12 votos da coligação do prefeito Marco Alba, assumirá interinamente a Prefeitura até as novas eleições de 12 de março.
LEIA TAMBÉM
Novo prefeito será eleito em 12 de março
– Será que sai a fumaça branca? – brincou o vereador Alex Tavares, um dos primeiros a chegar na sede do partido, ao ver o veículo da reportagem já estacionado na frente.
– Estou fora! – avisou Clebes Mendes, comunicando a desistência da disputa ao sair de dentro da casa para buscar um carregador de celular na caminhonete.
– Se valer o critério do voto popular… – disse ao chegar Paulinho da Farmácia, o vereador mais votado da cidade e, naquele momento, candidato à indicação pelo partido.
O prefeito e Nadir Rocha chegaram quase simultaneamente, em carros separados, mas vestidos iguais, em camisas azuis e calças pretas.
Roupa de prefeito?
Às 18h47, a porta fechou. Até que, uma hora depois, a presidente do partido Sônia Oliveira – filha do ex-prefeito Dorival de Oliveira, grande líder de uma dinastia do PMDB só interrompida por um longo período de tempo pelos 15 anos do PT na Prefeitura – apareceu e anunciou o nome de quem vai comandar por dois meses e alguns dias a terceira economia do Rio Grande do Sul.
– É o Nadir.
Habemus papam.
Saiu fumaça branca.
É a cabeça branca, do vereador mais velho com 57 anos e reeleito para o quinto mandato consecutivo que tem tudo para ser novamente o prefeito interino, repetindo os 30 dias em que, há cinco anos, esteve frente ao executivo municipal entre o impeachment da prefeita Rita Sanco (PT) e a eleição indireta de Acimar da Silva (PMDB).
LEIA TAMBÉM
Próximo presidente da Câmara é quem assume Prefeitura até prefeito ser eleito
– Foi consenso – já chegou falando Marco Alba, cuja voz pode ser ouvida ao abrir da porta dizendo “não influenciei ninguém”, apesar de notória sua ascendência sobre a executiva municipal, formada por Sônia, Paulo Martins, Luiz Zaffalon, Jean Torman, Izabel Bitelo e Paulo Salatino, e que decidiu a indicação numa votação de resultado mantido sob sigilo.
– Foi uma escolha madura de todos. A história do Nadir fala por si – completou o prefeito, enquanto o coronel da reserva Flávio Lopes, que o acompanhava, mostrava um arco-íris que se formava na junção do sol com a fina chuva que caía, enquanto todos posavam para a foto.
– Acho que pesou a experiência – avaliou Nadir, que concorreu com Paulinho da Farmácia e a surpresa Alex Tavares.
– Apenas darei a sequência a um projeto que começou com o falecido Acimar e seguiu com o prefeito Marco Alba, que logo veremos reeleito – disse o ‘bi-prefeito interino’, que prometeu manter “salários e contas em dia” e “fazer as obras possíveis”, e foi cumprimentado gentilmente por um Paulinho que, minutos antes, fez ‘cara de Levi’ na hora da foto.
Confirmando a eleição de Nadir entre seus pares às 17h do próximo domingo, pouco deve mudar na estrutura do governo. Os CCs ainda não foram demitidos para evitar a necessidade de pagar indenizações para assessores que serão reconduzidos aos cargos.
E o secretariado só tende a ser alterado para acomodar um velho-novo aliado, o PSDB do atual prefeito Francisco Pinho, que com dois votos será decisivo na eleição da Presidência da Câmara e a manutenção da Prefeitura sob o controle de Marco Alba.
Iluminado, às 20h do dia 29 de dezembro de 2016, Nadir pode ter encontrado, pela segunda vez, seu pote de ouro ao fim do arco-íris.
LEIA TAMBÉM
PERFIL NADIR ROCHA: O político do povão
: O 'arco-íris' de Nadir Rocha, que surgiu ao início da noite em frente à sede do PMDB, na foto do Cel. Flávio