mercado mutante

Não desperdice a crise

O mercado, nas últimas décadas, enfrentou uma série de mudanças que vêm transformando os hábitos dos consumidores e as formas com que as empresas se relacionam com eles. A grande competitividade que surgiu entre as empresas com o surgimento de novas marcas e novas empresas vendendo os mesmos produtos trouxe a necessidade de criar uma diferenciação entre eles. Porém, muitas vezes essa diferenciação não é muito clara, pois os produtos acabam sendo tão similares que a mesma se estabelece na embalagem, na propaganda, nos incentivos que são dados ao consumidor. A globalização é mais uma motivação para que ocorram mudanças no mercado. Ela promove a ampliação das áreas de interesses das empresas, que não se limitam mais às fronteiras de seus países de origem. Agora as marcas podem circular pelo mundo, concorrendo empresas de todos os outros países em diferentes territórios. A competitividade de mercado se torna ainda maior diante de um comércio que perdeu seus limites territoriais. Diante desse contexto, mais uma mudança surge. O consumidor não precisa necessariamente seguir a tradição de uma marca ou usá-la fielmente. Agora, ele pode variar entre elas, experimentar todas, comprar a de preço mais baixo. São diversas as motivações de compra que surgem na mente do consumidor no momento da venda. Para que o consumidor se oriente para a sua marca, as empresas utilizam diversas ferramentas, como a propaganda, a promoção de venda, o merchandising. Contudo, não adianta somente utilizar ferramentas que tragam resultados a curto prazo. Apesar de essas ferramentas serem importantes, seu uso em excesso poderá fazer com que o consumidor as identifique como, por exemplo, um apelo para despejar no mercado produtos presos no estoque. É necessário que, além de pensar a curto prazo, as empresas também planejem suas ações a longo prazo. Para isso, muitas têm voltado o seu foco para os clientes. Desse modo, é mais rentável adquirir um cliente e mantê-lo, do que somente realizar ações que chamem clientes à compra sem fidelizá-los.  Além de elaborar estratégias para atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros. O relacionamento entre a empresa e o cliente torna-se essencial para o processo de fidelização. O Marketing de relacionamento permite que não só haja a atração e a retenção de clientes, como também a participação da empresa nas compras dos consumidores. Através de um relacionamento mais próximo da empresa com o cliente, torna-se possível observar e determinar as necessidades, anseios e demandas do mercado. Assim, é possível traçar estratégias e ações que sejam mais eficazes para o consumidor determinado. O marketing de relacionamento mostra aos clientes que é possível construir uma relação lucrativa para ambos. O cliente, nessa relação, receberá valor e satisfação superiores e, em troca, eles só deverão ser fiéis ao consumo da marca. Porém essa fidelidade surge naturalmente, visto que o cliente perceberá que está levando produtos com valor superior ao das outras marca, o que consequentemente o deixará satisfeito. Os benefícios que um cliente satisfeito traz a empresa são inúmeros. Eles passam a fazer “propaganda” do produto, ou seja, um diz ao outro a boa experiência que obteve com a marca; também continuam comprando o produto mesmo que outra empresa ofereça preço inferior. Desse modo, pode-se perceber que por meio de um relacionamento mais próximo, a marca fica na preferência do consumidor. Reconhecimento: diferenciação da empresa com relação às outras; Recompensa: incentivo para o cliente consumir. A promoção de vendas, com seu conjunto de ferramentas, torna-se importante para o processo de fidelização por incentivar a compra dos produtos, aproximar a empresa e o cliente, e destacá-la das outras por realizar uma abordagem diferenciada junto a seus consumidores. Oferecendo um incentivo para a venda, e agregando assim mais valor ao produto, a empresa destaca-se com força competitiva no mercado.

PREVISÃO: Não desperdice a crise. Não fique parado. Continue a sua jornada.

 

Curtas

 

ÁGUA DA PEDRA

A conta da Água da Pedra, cliente Fruki, que estava com a agência e21, não está mais, passará por um processo de revisão e, talvez, de escolha de uma nova agência. A conta dos refrigerantes continua na agência Dez Comunicação.

 

CALDANA

O profissional de longa experiência no mercado gaúcho e catarinense, onde desempenhou funções de executivo de grandes empresas, Rogério Caldana deverá se desligar da agência Competence até o final do ano. A relação entre a Competence e Caldana foi muito boa e de muita transparência, trazendo bons resultados. João Satt elogia em muito o trabalho dele e da parceria.

 

LEILÕES

O mercado imobiliário está invertendo os papéis no sentido de implementar e consagrar as vendas. Um grupo de consultores de corretores de imóveis se reúne com o cliente e estuda suas necessidades de compra e possibilidades financeiras, com esse estudo pronto, direciona uma proposta para uma quantidade de empreendedores e construtoras que possuem as condições de que o cliente necessita e fazem propostas que irão satisfazer o cliente numa espécie de leilão que acaba satisfazendo a todos.

 

AUMENTO

A posição do Jornal New York Times a favor da candidata Hilary Clinton nas eleições norte-americanas, fez com as vendas e assinaturas tivessem um incremento de 40 mil assinaturas no digital e impresso. Ter posição e não ficar em cima do muro com coerência e convicção soma audiência.

 

DESMANCHOU

O núcleo de Comunicação do presidente Michel Temer não tem mais atuado e está desmanchado por completo. Forças estranhas atuaram para isso, bem como, interesses graúdos.

 

ENTIDADES

Seria muito oportuno que todas as entidades gaúchas se manifestassem e fizessem um apelo aos seus associados para participarem da retomada do Rio Grande do Sul. É importante que todas participem e que façam de tudo para termos um Estado pujante e que possamos ter mais qualidade de vida para todos. Escutar e ver o nosso Estado com calamidade pública decretada, e que estamos na maior crise de todos os tempos é no mínimo vergonhoso. Não interessa se houve negligência, se houve nomes que governaram com irresponsabilidade, o que importa é que precisamos sair dessa, voltarmos a crescer e ter um presente próximo mais digno.

 

GAV

O encerramento do ciclo de palestras do ano do projeto ‘Propaganda gaúcha, e agora?’, com Otelmo Drebes, presidente das Lojas Lebes e Clenir Wengenowicz, diretora-sócia da Tok, loja feminina, foi realmente um show de competência, humildade, empreendedorismo e desfazendo a crise.

Otelmo mostrou porque nesses 60 anos a Lebs só cresceu, tem hoje 145 lojas num raio de 300 km no Rio Grande do Sul, especializada em ramo duro e mole, para a classe C.

Contou exemplo de clientes que fazem três compras por mês nas lojas, mais de 300 compras em 10 anos e que cada vez estão mais satisfeitas. Da homenagem ao jardineiro da empresa que trabalha há 16 anos e que no dia dos pais teve sua casa remodelada e ele realizou o sonho de conhecer Gramado. Da diretoria que é formada pela família, mas por meritocracia tem profissionais que não são familiares. Que não demitiram ninguém na crise e deixaram as melancias se acomodarem. Que nunca foram a banco pedir empréstimo e que estão muito bem capitalizados e tem zero de divida. “Em tempos de crise, optamos por aumentar nossos investimentos em ações de marketing e nos aproximar do nosso público. Nesse ano atingiremos nosso faturamento Record!”. A Lebes é um orgulho para todos e um grande motivador de que se pode ir bem, sempre.

A Clenir, da TOK, começou dizendo que ao enxergar a marca, pensou em disrupção de tudo. Teve como base, citando o livro do Ricardo Semler, ‘Virando a Própria Mesa’, literalmente. Contou que a marca é conhecida, mas a tornou especialista em mulher, com complementos. Tem estilistas viajando o mundo, construindo coleções em facções e lançando moda. Cresceu 25%, mesmo com todas as mudanças, e espera poder recuperar o investimento o mais breve possível e ter a marca espalhada pelo país, e porque não, para o mundo. “Em um ano, reposicionamos a marca, o conceito, todos os PDVs e lançamos nossa loja virtual. Nosso foco é atender o público feminino em sua forma mutante e seus diferentes papéis”.

 

GRUPO DE ATENDIMENTO

Claudio Kalim, diretor da Africa, foi o palestrante do GA, nessa quarta-feira, 23, no auditório da ARP. Começou com uma indagação de que o profissional de atendimento era antigamente um encantador. Hoje tem que ser gestor ou consultor. Gestor da equipe, do processo interno, entender o negócio do cliente. Marketing do cliente atrapalha. Ir pra rua, relacionamento. Tempo? Focar o seu tempo. Não é só para se destacar. Relevância é fundamental. Não somos generalistas. Somos pessoas que querem desenvolver negócios. Gerar negócios. Todo mundo está repensando suas funções. O mundo está mudando, exemplificou: quem ia pensar em Netflix, locadoras de vídeos? Quem ia pensar em uber e táxis? Muitas profissões irão desaparecer.

Algumas dicas deixadas:

– Corra risco

– Seja estagiário, almoce com o cara de novos negócios

– Invista numa startup

– Vá pra índia

– Compre gadgets e brinque com eles

– Financie um projeto de crowdfunding

– Seja voluntário na endeavor

– Se torne um empreendedor 

Por fim,

mude ou mudam por você!

 

EXECUTIVA

Arlete Bernardes é uma publicitária com mais de 20 anos de experiência como gestora de atendimento e negócios em agências renomadas de comunicação.

Por 10 anos esteve na Competence, como diretora de Atendimento, trabalhou na Dez Comunicação, SLM, Quality e RBS Rádios.

Contribuiu na gestão estratégica de grandes marcas como Grupo Paquetá, Panvel, Dakota, Barra Shopping Sul, Supermercados Angeloni, Fiat, Volkswagen, Diadora, Shopping Total, Stihl Motosserras, Vonpar, Agrale e Diário Gaúcho.

Nos últimos quatro anos, esteve a frente do Marketing na Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) onde desenvolveu projetos pioneiros como a coordenação geral de uma delegação de empresários para o maior Congresso de Varejo do Mundo (Retail Big Show/ NRF), por dois anos, em NYC, Brilha Porto Alegre, Zoom do Varejo entre tantos outros. Para contratar ou falar com Arlete, ligue para (51) 99986.0086.

 

SAÚDE

Nesta quarta-feira, 23, o Hospital Moinhos de Vento realizou a cerimônia de lançamento do ‘projeto do Programa Nacional de Segurança do Paciente’ em instituições públicas de saúde. Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a iniciativa será implantada em 15 instituições de todas as regiões brasileiras. O evento contou também com a presença de representantes do Ministério da Saúde.

 

COCA-COLA

Se o ‘pau de selfie’ já teve a sua vez entre os adeptos da selfie, os clientes da Coca-Cola em Israel poderão ter sua própria garrafa que tira fotos no formato, enquanto bebem o refrigerante. A ‘Selfie Bottle’ foi criada para a campanha de verão da marca pela agência israelense Gefen.

A garrafa tem uma câmera em sua base, junto a um sensor que bate a foto quando virado 70 graus. As selfies podem, então, ser compartilhadas no Facebook, Instagram ou Snapchat. O produto será limitado à campanha Summer Love, e não se sabe ainda quando chegará às gôndolas israelenses.

 

ARP 1

A Associação Riograndense de Propaganda (ARP) compõe a lista de vencedores do Prêmio Colunistas RS 2016. Premiada pela primeira vez em 1975, quando passou a promover a Semana Gaúcha de Propaganda, a entidade foi reconhecida nesta edição como Destaque do Ano, por sua atuação junto ao mercado gaúcho no ano em que festeja seu 60º aniversário.

– Foi com grande alegria que recebemos essa notícia. O ano tem sido duríssimo para a economia, com consequências óbvias para o nosso segmento, mas o empenho para fazer jus à história da publicidade gaúcha e da própria ARP têm nos proporcionado conquistas surpreendentes como essa – orgulha-se o presidente da ARP, Zeca Honorato.

A atual diretoria, formada também por Daise Aimi, João Batista Melo e Andrea Correa, vem promovendo diversos eventos e ações para fortalecer a atuação da entidade junto ao mercado local.

– Com a atual gestão, não queremos apenas ressignificar o valor da publicidade local, mas também remodelar a ARP. Nosso desejo é torná-la uma entidade frequente, com atuação permanente no mercado da comunicação de todo o RS – garante Honorato.

O Prêmio Colunistas tem o objetivo de destacar os trabalhos mais relevantes das áreas de comunicação e de marketing de empresas e profissionais atuantes no Brasil. As atas completas estão disponíveis em www.colunistas.com. A festa de entrega dos prêmios será no dia 13 ou 15 de dezembro, em Porto Alegre, com data e local a confirmar.

 

ARP 2

A 13ª edição da Semana terá início no próximo dia 5, com um coquetel para convidados, na Casa Destemperados. Na terça-feira, 6, a ARP convida para palestras e workshops com grupos do mercado, no auditório do Edifício The Place (Rua Tobias da Silva, 120). Também acontece neste ano o ARP Meeting, que reunirá palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre mercado, inovação, comportamento e negócios. O encontro será no dia 7, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. O novo modelo tem o objetivo de tornar o evento ainda mais dinâmico e adequado à realidade do setor.

Assim como nos últimos anos, a Casa NTX foi o cenário escolhido para o tradicional Jantar da Propaganda e a premiação dos vencedores do Salão da Propaganda, no dia 8, a partir das 20h. Os convites já estão a venda na sede da ARP. O Projeto Inspirações, com o publicitário Beto Callage, também segue nesta edição.

 

CLUBE DE CRIAÇÃO

Um único ingrediente e criatividade. Assim, foi o jantar de lançamento oficial do Clube de Criação do RS (CCRS), que reuniu publicitários e influenciadores na noite da terça-feira, 22, no Studio dos Aromas Bistrô. Sob o mote ‘O valor das ideias’, os convidados saborearam um menu preparado pela chef Natalie Machado, no qual todos os pratos tinham uma matéria-prima em comum, que só foi revelado ao final do evento. O cardápio foi acompanhado de vinhos Salton Intenso Cabernet Sauvignon e de Grape Tea, nas suas quatro versões.

Além da confraternização, o espaço foi set para a filmagem de um manifesto do CCRS, que poderá ser conferido durante a Semana da Comunicação ARP, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Para o dia 6, o Clube preparou uma palestra de abertura e vários workshops ao longo do dia: Narrativa Criativa, Portfólio, Games e um inédito curso de ilustração. A programação oficial pode ser conferida no site http://clubedecriacao.rs.

O lançamento oficial do Clube de Criação do RS, que tem como conselheiros os criativos Cado Bottega, Beto Schmidt, Alessandro Carlucci, Dreyson Queiroz e William Mallet.

 

TV DIGITAL

Após o desligamento da TV analógica em Brasília, assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, as emissoras de radiodifusão disseram que ainda não estão prontas para desligar os sinais analógicos na capital de São Paulo.

Segundo o ministro, nos próximos dias, será publicada uma nova portaria com novas diretrizes para a migração do sinal analógico para o digital no País. Radiodifusores e operadores de telefonia envolvidos nas discussões da TV digital dizem que ainda não está certo se a portaria definirá o adiamento do cronograma em São Paulo.

De acordo com as empresas, o ministro considera o adiamento de 29 de março, data prevista para o desligamento na capital paulista, para setembro, quando seriam desligados os sinais analógicas de emissoras e retransmissoras em 35 municípios paulistas.

 

FUTURO

A maior parte da população global vive nas cidades. Quais as novas necessidades e aspirações dessas pessoas? A arquitetura e o urbanismo poderão ajudar na construção de espaços mais aderentes à diversidade de interesses e estilos de vida? Essas e outras questões estão na revista Parque Una Pelotas, criada para a Idealiza Urbanismo, com projeto gráfico e editoração assinados pela Agência Incomum, sob a coordenação da Agência Escala.

 

LUXO

O mercado de luxo é um segmento ainda em fase de consolidação no Brasil e, de forma geral, poucas são as publicações e os autores que se dedicam a debater o setor de forma profissional e, de fato, informativa. Com o propósito de ajudar na quebra desse paradigma no cenário do luxo brasileiro, Manu Berger, CEO da plataforma Terapia do Luxo, lança, no dia 8 de dezembro, seu primeiro livro, cujo tema principal é, justamente, o setor de alto padrão.

Fruto de seus estudos em alguns dos mais renomados centros de ensino de moda e luxo no exterior e, principalmente, de sua percepção do mercado desenvolvida por meio das viagens e experiências que marcaram sua vida profissional e pessoal, “Entre taças de champagne e cálices de vinho” é destinado aos profissionais, empresários e todos aqueles que têm interesse na área.

O livro aborda o panorama histórico do luxo, dos primeiros tempos até a atualidade, e centraliza suas atenções no mercado de alto padrão da Itália e da França, duas das nações mais significativas quando o assunto é o setor de luxo.

A obra relata as semelhanças, mas principalmente pontua as diferenças entre o desenvolvimento do mercado nas duas nações. “O livro tem a proposta de fomentar o debate sobre o setor de alto padrão e servir como referência para entender ainda mais um segmento que apresenta sinais de crescimento mesmo em tempos de crise”, explica Manu Berger, catarinense radicada em São Paulo, onde reside e também comanda o Terapia do Luxo, portal de conteúdo e fomentador de negócios entre e para marcas premium.

 

TENDÊNCIAS

Inovar é um desafio para qualquer empresa porque isso significa perceber, refletir, antecipar e reagir às mudanças do público e do mercado. Tais mudanças podem ser observadas e utilizadas como uma poderosa ferramenta para a gestão estratégica de negócios através da chamada análise de tendências. “A pesquisa e a análise de tendências consiste em encontrar novos mindsets emergentes que vão impactar a sociedade e, consequentemente, a maneira como as pessoas consomem”, explica Andrea Greca, especialista em investigação qualitativa de tendências e fundadora da agência Berlin.

De acordo com Lucas Saad, fundador e diretor da consultoria saad branding+design, os resultados desse tipo de pesquisa são muito importantes para um projeto estratégico, especialmente quando falamos de organização de portfólios e da criação de produtos e serviços que estejam verdadeiramente alinhados com o propósito da marca. “Enquanto, de um lado, a essência da empresa deve se manter fiel às suas raízes, de outro, a sua promessa, seus produtos, serviços e experiências devem responder às evoluções sociais e à forma como as pessoas se adaptam à elas”, comenta Saad.

Quando falamos de tendências de consumo, dois dos públicos mais analisados são as gerações Y e Z. A geração Y, também chamada de Millennials, são jovens nascidos de 1977 a 1995, de acordo com a Nielsen. Esse grupo tem grande importância, já que, segundo estimativas, possuem mais de um trilhão de dólares de poder de compra, influenciando tanto o consumo de gerações mais novas quanto de mais velhas. Só no Brasil, representam atualmente mais de 45 milhões de pessoas. Os Millennials, que cresceram no contexto da virada do século e da economia global, valorizam conceitos como “coletividade”, “sustentabilidade” e “preocupação social”.

Já a geração Z, mais jovem e composta por indivíduos nascidos após 1996, começa agora a entrar no mercado de trabalho, de acordo com a Associação CDL/RS. Flexível e adaptável, a geração Z nasceu em uma era completamente digitalizada e não sente necessidade da distinção entre o mundo online e offline. Para eles, palavras como “fluidez”, “experimentação”, “ativismo online” e “horizontalidade hierárquica” são essenciais.

Ainda segundo Andrea, a principal função do trabalho de pesquisa e análise de tendências é ajudar a combater a imprevisibilidade em processos de inovação. “Cruzar dados de tendências com informações oriundas de pesquisa de mercado possibilita uma diminuição considerável de riscos”, diz.

Saad complementa dizendo que, para potencializar seu lucro, é preciso que a empresa entenda o que o consumidor espera e de que forma isso vai mudar a curto e longo prazos. “Trabalhar com essa metodologia nos aproxima do consumidor e nos permite olhar de forma objetiva para todos os ângulos de um negócio, gerando insights para nossos clientes e também antecipando a forma como os concorrentes e o mercado irão reagir à transformações externas. Realizar um trabalho assertivo de análise de tendências é parte fundamental do processo de gestão estratégica de negócios, para que empresas entendam como a cultura funciona e se transforma, construindo um futuro com propósito onde marcas e pessoas realmente dialoguem”, completa.

 

IDEC

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lança a edição 2017 do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR). O estudo avalia as políticas socioambientais de crédito e de investimento declaradas pelos oito maiores bancos brasileiros em total de ativos: Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Itaú, Safra, Santander e Votorantim.

No total, foram avaliados 17 temas, sendo três novos: Setor Imobiliário e Habitação, Inclusão Financeira e Direitos do Consumidor. Essas temáticas aproximam a avaliação das políticas dos bancos aos consumidores, conforme avalia a economista do Idec, Ione Amorim.

“No entanto, o que constatamos é que os bancos não avançaram nas políticas de investimentos baseados nas declarações públicas de adesão aos compromissos de pactos globais, o que aumenta os riscos socioambientais”, esclarece.

Como na edição anterior, as instituições financeiras tiveram um melhor desempenho em temas como Direitos Trabalhistas, Meio Ambiente e Inclusão Financeira, atingindo notas médias acima de 5, em uma escala de 0 a 10. Em seguida, vem Direitos Humanos e Direitos do Consumidor, com média 3,7.

Em contrapartida, há diversos temas setoriais em que a pontuação é muito ruim, mesmo diante de sua relevância para o contexto nacional. Entre eles: Setor Imobiliário e Habitação, Mudanças Climáticas, Óleo e Gás, Geração de Energia e Mineração, por exemplo, cujas médias atingem no máximo 3.

Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander tiveram médias semelhantes entre si, com pequena vantagem para o Santander em função de políticas globais que cobrem riscos em diferentes setores, como armas.

Com os piores resultados na avaliação, BTG Pactual, Safra e Votorantim, os dois últimos não analisados pelo GBR nas edições anteriores, precisam deixar mais claro como incluem as questões socioambientais à análise e acompanhamento das operações de investimentos.

Segundo Amorim, “é essencial que ao decidir sobre onde destinar os seus investimentos, os bancos avaliem sua responsabilidade em reduzir ou evitar impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente”, finaliza.

 

APP

A Associação dos Profissionais de Propaganda promove a 37ª edição do Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias. Um corpo de jurados especial, composto por profissionais do mercado convidados, elegerá as campanhas mais criativas feitas por estudantes de publicidade de todo país. Os prêmios variam de R$ 1.500 e o tradicional troféu Garra do Galo para o primeiro colocado e R$ 1.000 para o segundo lugar. As inscrições podem ser realizadas até dia 30 deste mês e são gratuitas para associados da APP Brasil e R$ 300 para público em geral. Os vencedores serão conhecidos em 10 de dezembro.

Podem participar somente grupos de alunos de turmas no último ano da graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) que mantenham o curso regular de Publicidade e Propaganda na grade curricular. Somente serão aceitos na disputa ums campanha por instituição de ensino. Os candidatos deverão enviar ofício, ficha de inscrição preenchida e comprovante de pagamento da taxa de inscrição por boleto ou depósito bancário para o e-mail jeni@appbrasil.org.br ou pessoalmente na sede da Associação (Rua Hungria, 664, 12º andar, Jardim Europa, São Paulo). As informações para inscrição constam no site www.appbrasi.org.br. Os trabalhos concorrentes deverão ser submetidos por Correios ou pessoalmente à Associação até 06 de dezembro. Eles passarão por pré-júri formado por diretores da entidade e somente os quatro melhores seguem para a grande final, quando os grupos terão 40 minutos, cada, para defender a sua ideia.

Realizado ininterruptamente desde a primeira edição, o Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias estimula o aprimoramento dos estudantes de publicidade das várias regiões do país, aproximando-os dos profissionais deste setor

 

PAIM

Para celebrar a temporada de conexões musicais, iniciada em setembro, em Florianópolis e Balneário Camboriú, a agência Paim e a Ambev se juntam de forma inédita ao Stage Music Park e à Caos Produções para a festa de encerramento do projeto Skol Music. A SubTropic acontece neste sábado, 26, no Music Park, em Jurerê Internacional (SC), e finaliza em grande estilo e ainda mais agito a série de ativações que aconteceram no cenário musical local como o Music Connection, com quatro edições de workshops sobre o mundo musical, e o circuito Skol + Caos, festas que passaram por diferentes estilos e casas. Totalmente guiada pela música e suas inúmeras formas de expressão, a marca buscou aproximar artistas, estilos, produtores, casas noturnas e o público para empoderar a música proprietária na região.

A SubTropic quer se consolidar como um importante meio de divulgação e de fortalecimento da produção musical independente de Santa Catarina, dando voz e palco para artistas locais, ao lado de importantes nomes da música nacional. Além das atrações principais, outras ativações experienciais com o público acontecerão durante o evento como estúdio de produção de camisetas com a Korova e o Balaclava Studio e cabine de fotos com lightpainting.

 

TRABALHADORES X MOBILIDADE

Em média, 63% dos trabalhadores das principais capitais brasileiras demoram cerca de 40 minutos para se deslocarem de casa até o trabalho. Se contarmos os 22 dias úteis do mês, são mais de 13h em trânsito. Por ano, são 6 dias e meio para chegar ao destino. Já a distância percorrida para 65% das pessoas não ultrapassa os 20 quilômetros. Por dias úteis são 440 km, e por ano, representa 5.280 km rodados. O que significa dois dias de viagem entre Florianópolis e Boa Vista.

Os dados acima fazem parte da Pesquisa Mobilidade Alelo, realizada pela Alelo, empresa líder no setor de benefícios e cartões pré-pagos, em parceria com o Ibope/Conectaí. O objetivo do levantamento é entender os hábitos de utilização de transporte dos trabalhadores brasileiros para ir e voltar do trabalho, entender o perfil dos usuários de transporte público e privado, quanto gastam e o que fazem nesse trajeto.

Em Porto Alegre, por exemplo, cidade na qual os trabalhadores perdem menos tempo no trânsito: a distância percorrida é de até 13,6 quilômetros e o tempo fica em torno de 29 minutos para chegar ao trabalho. Em Goiânia, as pessoas percorrem até 13,7 quilômetros e o tempo médio de deslocamento é de 31 minutos. Já em Curitiba, a média de quilômetros é de 13,7 e a distância fica em torno de 33 minutos.

O custo com transporte público ou privado é outra informação relevante do estudo e que está atrelado à distância e tempo. O gasto médio diário com transporte público para ir e vir do trabalho é de R$ 9,50, considerando os 22 dias úteis, a média mensal será de R$ 209. Os trabalhadores cariocas são os que desembolsam o maior valor para trabalhar, cerca de R$ 10,9 por dia e R$ 240 por mês, enquanto que os de Recife têm o menor gasto sendo R$ 7,90 por dia e R$ 174 por mês. Já o gasto médio mensal para quem trabalha de carro é de R$ 199, desconsiderando manutenção, desgaste, seguro e estacionamento. Para quem usa moto, são R$ 107 e fretado R$ 116. Quem opta por trabalhar de táxi, o valor fica em torno de R$ 182.

É a primeira edição da Pesquisa Mobilidade Alelo. Nos últimos anos, a empresa tem investido em estudos para compreender ainda mais o dia a dia do trabalhador brasileiro como as duas edições da Pesquisa Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro e a Pesquisa para saber sobre as preferências para o Natal.

A pesquisa Mobilidade Alelo ouviu 2.450 pessoas, sendo 48% homens e 52% mulheres, todas economicamente ativas, com uma idade média de 36 anos (intervalo observado: de 18 a 60 anos) e residentes em 9 capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília e Goiânia. Desse grupo, 65% trabalham em regime CLT e 35% são autônomos ou possuem outra forma de remuneração. O ramo de atividade se divide em: 41% serviço, 19% comércio, 10% indústria, 30% outros (agronegócio, órgãos públicos). 67% dos entrevistados têm renda individual na faixa de R$ 881,00 a R$ 4.400,00. 49% recebem vale-transporte.

 

RECEITA

De acordo com o Coach de Alta Performance, Márcio de Oliveira, o talento é fundamental, mas o segredo do sucesso está na medida das coisas que se usa para alcançá-lo.

– Isso significa que o processo de trabalho, o ritmo, o jeito que pessoas agem, tudo influência no produto final. Não se pode pensar que apenas misturando diversos tipos de talentos o resultado será alcançado. Existem inúmeros fatores que dão certo em uma determinada situação e não funcionam em outra – explica.

– É como dizem os chefs de cozinha, o êxito de uma receita depende muito das medidas – lembra Márcio.

Assim, deve-se pensar em ralação ao trabalho, a quantidade de ingredientes que as pessoas usam na sua rotina e como elas se organizam são cruciais para o progresso das atividades exercidas. Atitude, conhecimento e habilidades desenvolvidas são elementos essenciais para moldar um profissional e formar uma receita de sucesso.

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