No lugar das paredes pichadas, um muro cheio de cores e possibilidades. A arte embeleza não só a casa de Laiana Souza, de 27 anos, moradora do Centro, mas também a vida das pessoas que passam por ali. Um novo colorido na rua Benjamim Constant, chamou a atenção do prefeito Luiz Zaffalon, que é um incentivador das ações de cuidado da cidade, e tornou a jovem personagem da série "Cidadania – Eu faço a minha parte!".
– Iniciativas como essa são muito importantes e proporcionam uma Gravataí mais agradável para todos – agradece Zaffa.
Incomodada com os frequentes atos de vandalismo na sua propriedade, Laiana conta que começou a observar formas de tentar inibir a ação dos pichadores, o que a levou aderir ao grafite.
– Estava cansada de pintar o muro (de cerca de 40 metros) e duas semanas depois as pichações aparecerem novamente. Por isso decidi unir o amor pela arte e a admiração pelo grafite – relatou a professora de balé e diretora de um estúdio de dança.
Assim, idealizou um painel artístico no qual as pessoas podem fazer fotos interativas.
As fitas de sapatilhas, um guarda-chuva, balões e uma borboleta trazem uma nova cara para a região central. Nem o cano de escoamento de água da chuva ficou de fora. No lugar, um binóculo traz um ar mais divertido para a arte.
– Quando pensei nesses elementos, queria poder proporcionar às pessoas um local bonito para tirar fotos. Acredito que pequenos detalhes podem mudar a vida das pessoas – disse Laiana.
O responsável pelo grafite no muro de Laiana é Waldemar Max, morador da cidade e artista visual há mais de 20 anos. Assim que a jovem o procurou, o profissional já conseguiu compreender a necessidade dela e contribuir para que a cidade ficasse ainda mais bonita.
O muro da escola de dança da jovem Laiana, infelizmente, não é o único local que sofre com a ação de vândalos, por meio das pichações. Em locais públicos, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, constantemente realiza ações de limpeza desses espaços.
A comunidade pode denunciar ações de vandalismo para a Guarda Municipal, pelo 153.