Durante todo o mês, diversas atividades estão programadas pela Prefeitura de Gravataí em alusão ao Março Lilás, com ações destinadas ao público feminino. Para além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza, ao longo do ano inteiro, medidas de prevenção e promoção da saúde da mulher, tais como coleta de preventivo, solicitação de mamografias, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e vacinação, ofertadas em todas as 30 unidades de saúde municipais diariamente.
A coordenadora da Promoção da Saúde da SMS de Gravataí, Amanda Dipp, lembra ainda importantes medidas destinadas também às mulheres, como grupos de apoio à saúde mental e grupos de caminhada e incentivo à atividade física. Mais informações sobre locais, horários e dias das ações podem ser conferidas diretamente nas unidades de saúde, principais fomentadoras das iniciativas.
Também destaca-se, a nível municipal, a Lei Doutor Marcelo Leone, de 2022, que garantiu e ampliou a oferta de métodos contraceptivos à saúde da mulher. Desta forma, tem buscado otimizar, junto ao profissional de saúde, a possibilidade de sucesso do método anticoncepcional escolhido, levando em conta tópicos como eficácia e segurança do procedimento.
Entre os métodos contraceptivos ofertados no SUS municipal, por meio da Estratégia Municipal de Planejamento e Aconselhamento Sexual e Reprodutivo, estão preservativos femininos, dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre, anticoncepcional oral combinado, minipílulas, pílula anticoncepcional de emergência, hormônio injetável mensal ou trimestral e implante subcutâneo liberador de etonogestrel.
Ademais, destacam-se os atendimentos com médicos ginecologistas nas unidades básicas de saúde (UBS) de Gravataí. Além disso, os serviços de saúde realizam a assistência pré-natal, trabalhando com medidas como sinais de diagnóstico de gestação, exames de rotina do pré-natal e consultas puerperais, de forma a acompanhar a gravidez e o período logo após o nascimento com o adequado bem-estar físico.
Março Lilás
Além das ações diárias, unidades de saúde terão ações também aos sábados deste mês, de forma a atingir o público que não consegue acessar os serviços durante a semana. A SMS reitera que a melhor forma de prevenir o câncer do colo do útero é a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), disponível gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí para meninos e meninas de 9 a 14 anos, sendo a segunda dose recomendada seis meses após a primeira. Com isso, são evitadas infecções pelo papilomavírus humano subtipo 6, 11, 16 e 18.
Além disso, o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, é um importante aliado na prevenção do câncer do colo do útero, assim como o uso dos preservativos durante a relação sexual, como forma de diminuir o risco de contágio pelo HPV e, consequentemente, de evitar a doença.