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Nós cruzamos sobre as novas pontes do Parque dos Anjos

Estrutura das novas pontes que vão desafogar o trânsito entre o centro e o Parque dos Anjos está pronta. Corrida é para deixar tudo preparado, agora, para a inauguração marcada para a semana que vem

Falta pouco para os céticos se renderem.

E falta menos ainda para quem acreditou que a obra aconteceria.

Nesta terça-feira (15/10), agorinha há pouco, pela primeira vez uma equipe de reportagem (do Seguinte:!) cruzou por sobre as novas pontes do Parque dos Anjos. A pé, é verdade. Porque a intenção era ver os detalhes do que está sendo feito e o que falta fazer para a inauguração marcada para daqui a oito dias, dia 23, data do aniversário dos 139 anos de emancipação política de Gravataí.

Vai ser uma inauguração cercada de pompas e circunstâncias. Arrisco a sugerir que alguém leve um espumante gelado para brindar com Marco Alba (MDB), o prefeito que teve, digamos, a coragem e ousadia de bancar a obra com recursos próprios da Prefeitura que administra. Com o editor de imagens do Seguinte:, Guilherme Klamt (que colheu imagens para o vídeo (link abaixo), até poderíamos cruzar com o carro as novas pontes. Mas a intenção não era essa!

 

Assista ao vídeo clicando na imagem abaixo. Depois, siga na matéria!

 

 

O QUE O SEGUINTE: VIU

 

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O principal, as pontes, estão prontas. A grosso modo, já poderiam ser utilizadas se as pontes velhas se desmanchassem. O que falta fazer são detalhes.

 

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O engenheiro-encarregado das obras, que não quis gravar entrevista e pediu para não ser identificado por não ter autorização da empresa Ecovila, disse que dá tempo de a obra ser acabada até quarta-feira da semana que vem, dia marcado para a inauguração.

 

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O “senão” é a previsão de chuva. Até porque, nesta fase, os 32 funcionários da construtora que estão no canteiro de obras estão lidando muito com concreto e mexendo em terra.

 

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Mesmo assim, trabalham sob chuva, como a garoa fina de hoje pela manhã e no começo da tarde. O concreto, segundo me falou o encarregado de obras, é de secagem rápida e não tende a ser prejudicado pela chuva.

 

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As pontes velhas já foram revitalizadas. Ganharam asfalto novo e novos guarda-corpos, que é como são chamados tecnicamente as proteções laterais, aquelas que evitam que os pedestres caiam no arroio.

 

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Na ponte 1, nova, aquela que fica no lado do Ginásio Aldeião e do revitalizado entroncamento da avenida Centenário com a avenida Adolfo Inácio Barcelos, o trabalho maior é de conclusão do passeio, pista para ciclistas e guarda-corpos.

 

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Na ponte 2, nova, no lado do Parque dos Anjos, o acesso – agora à tarde – estava sendo alterado. Há um trecho que recebeu asfalto, e que precisou ser refeito. Como um trecho lateral fica sobre a adutora da Corsan, aquela que rompeu (links abaixo), a recomendação técnica é para que o revestimento seja feito com concreto, para dar maior segurança à canalização.

 

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Na mesma ponte, chama tenção um poste de sustentação da rede de energia que fica bem no meio da pista. Claro, vai ser retirado. Equipes da empresa Rio Grande Energia (RGE) estão trabalhando no local e a mudança da rede para os postes novos está marcada para o dia 20.

 

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O canteiro central, e acesso dos moradores que têm propriedade entre as duas pontes, também estão em obras com a colocação das peças de concreto que compõem o meio-fio. Em seguida deve ser feito o ajardinamento e plantio de gramas.

 

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Entre as duas pontes também está sendo feita a colocação dos guarda-corpos. É necessário concretar as colunas de sustentação às barras de ferro. Agora à tarde as caixas estavam sendo colocadas para receber, até o final do dia, o concreto.

 

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Segundo o engenheiro-encarregado pelas obras, estão sendo concretadas, em média, 30 destas colunas de sustentação dos guarda-corpos, por dia. São, ao todo, cerca de 300 metros destes equipamentos de proteção para pedestres.

 

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A base de pedras que vieram de pedreiras da Vila Rica e da Pedraccon, dos muros de contenção tecnicamente chamados de gabião, tem cerca de 1400 metros cúbicos de pedras.

 

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O gabião é um muro feito com blocos de pedras envolto em uma tela de aço. Parte destes blocos também recebe concreto que é para reforçar a segurança e evitar desmoronamentos.

 

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Todo o trecho em obras tem uma extensão de 278 metros. Sem contar a rotatória da Centenário com Adolfo Inácio. São 60 metros (30 metros de cada lado) de acessos às pontes, 178 metros de aterro entre as duas pontes novas, 22,20 metros da ponte 1 (do lado do Parque dos Anjos) e 17,80 metros da ponte 2 (do lado do Aldeião).

 

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O que a chuva causou – e o que pode acontecer – em uma das pontes do Parque

 

Em fotos

 

: Gabião consumiu cerca de 1.400 metros cúbicos de pedras

 

: Pontes velhas, à direita, ganharam asfalto novo

 

: Passeio de pedestres, pista para ciclistas e guarda-corpos

 

: Concretagem das colunas dos guarda-corpos das pontes

 

: Máquinas, equipamentos e carros sobre as novas estruturas

 

: Funcionários da RGE preparam troca da rede para o dia 20

 

: Ajardinamento do canteiro central no lado do Aldeião

 

: A placa anunciando a duplicação das pontes do Parque

 

 

 

 

 

 

 

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