notcia bem tratada
GRAVATAÍ, 16/01/2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Recomendamos

  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Nossos Clientes
  • Facebook

    memória

    Nadir ao tomar posse como prefeito interino pela primeira vez em 15 de outubro de 2011

    Nadir Rocha, o homem que parou um canhão; Uma memória após o falecimento do ’vereador do povão’

    por Rodrigo Becker | Publicada em 27/05/2021 às 16h58| Atualizada em 01/06/2021 às 12h

    Três dias de governo após a cassação de uma prefeita, a política da cidade em ebulição e um dos repórteres mais temidos do Estado na porta do gabinete: só Nadir Rocha para dar uma janelinha no Giovani Grizotti. O jornalista Rodrigo Becker, do Seguinte:/Canoas que foi secretário de Comunicação no governo interino do político falecido na semana passada, conta à coluna uma lembrança daqueles dias

     

    Nadir Rocha era um homem de qualidades e defeitos bem marcantes. Mas não era um sujeito mesquinho, nem injusto. Era prático. E certamente não gostava que fossem injustos com ele. Tive a oportunidade de trabalhar com o Nadir por um breve período enquanto ele era prefeito interino em outubro de 2011. E um episódio em particular me marcou naqueles longos dias difíceis.

    Numa quarta-feira à tarde, perto das 17h, o telefone interno do gabinete do prefeito toca e atendo por estar mais perto. Do outro lado da sala, o então deputado estadual Marco Alba conversava com o prefeito em exercício, Nadir Rocha. Coube a ele, que presidia a Câmara em 2011, assumir pela primeira vez a interinidade do governo com a cassação, dias antes, da prefeita Rita Sanco e seu vice, Cristiano Kingeski. Marco sabia que a tensão política daquelas dias era intensa e terrível; apoio político e o máximo de tranquilidade possível seria útil para superar as incertezas daquele momento.

    A frase que eu ouviria ao telefone, porém, não era exatemente tranquilizadora.

    – Oi... o Grizotti está subindo. Disse que só vai embora quando o prefeito falar com ele e não quis esperar aqui embaixo.

    Grizotti, o Giovani Grizotti, é repórter da RBS TV e um dos principais jornalistas investigativos do Estado. Seus métodos nem sempre são bem aceitos - especialmente pelos políticos que, em geral, viram alvo de suas matérias. No entanto, faz sucesso com o povo: coragem para por o microfone na cara de quem quer que seja, ele tem.

    Vinha convencido de que o novo prefeito de Gravataí era um malandro. Havia recebido naquele mesmo dia um compêndio em que o documento mais importante era a demissão de Nadir do Grupo Hospitalar Conceição, o GHC, onde foi funcionário por quase 20 anos até o início dos anos 2000. Após uma sindicância e um processo administrativo, foi exonerado do cargo público por, supostamente, 'furar a fila' de consultas e cirurgias que os hospitais do grupo faziam, à época. Grizotti queria uma declaração de Nadir sobre o caso para uma matéria que, me disse ele, já estava pronta e iria ao ar no jornal da noite, que naqueles dias começava por volta das 19h15.

    Atendi o Grizotti em uma sala ao lado do gabinete do prefeito. Pedi uns minutos para avisá-lo do que se tratava e ofereci um café. O repórter repetiu o que provavelmente disse à atendente na portaria da Prefeitura, instantes antes.

    – Só saio daqui se falar com ele. Nem que entre porta adentro.

    Não precisava: Nadir iria atendê-lo. Mas era razoável que se preparasse. Entendido isto, aceitou esperar à porta enquanto eu discutia com Nadir o que seria declarado.

    – Não precisa. Manda ele entrar - disse Nadir, com uma confiança que, digo hoje, me preocupou e franziu a testa de Marco Alba ainda na mesma sala. Tentei argumentar que talvez fosse melhor consultar um advogado, ver melhor o que há no processo, tentar descobrir o que de fato o repórter sabia...

    – Não precisa, pode mandar ele vir – insistiu Nadir.

    Olhei para o Marco que assentiu com a cabeça. Estava mais confiante em Nadir do que eu. Mais tarde naquele mesmo dia, eu entenderia o porquê.

    Grizotti e o cinegrafista entraram na sala principal da Prefeitura com a câmera ligada e já apontaram a inquisição contra Nadir. Com uma calma extraordinária, ele convidou que sentassem. A conversa não seria tão rápida assim.

    – O senhor foi demitido do Hospital Conceição acusado de irregularidades e prática de fura-fila. Pode explicar isso? – questionou o repórter.

    – Posso. Fui perseguido porque não quis me filiar ao PT.

    Nadir tinha entendido que a denúncia que chegara ao Grizotti era provavelmente política e, na política, começou a descontruir a narrativa que fizeram ao repórter. Contou que ajudou muita gente, mas que nada disso era fura-fila. Como sabia como marcar as consultas e conhecia os médicos, orientava pacientes em desespero por um atendimento mais especializado. Lembrou que nos anos 90 não tinha sistema de agendamento como existe hoje, com lista auditável, e que os médicos em geral estendiam o turno para atender um ou dois pacientes a mais por dia em razão da amizade que tinham com Nadir.

    – Tinha gente morrendo que se não fosse por isso, nunca veria um médico. Esperavam meses, anos por uma consulta e não conseguiam. Se o sistema funcionasse direito, ninguém precisaria disso, mas não funcionava – contou.

    – Eu era do sindicato. Quando o PT assumiu lá, me pediram para me filiar senão iriam fazer isso e aquilo contra mim. Eu disse que não. Então começaram a me perseguir. Eles me perseguiam porque eu ajudava o povo.

    Grizotti ouviu Nadir por quase uma hora sem que o prefeito em exercício lhe mostrasse um único documento, uma foto, nada sobre seu tempo no GHC. Saiu de lá e só me disse que tinha o material que precisava.

    A reportagem, no entanto, nunca foi ao ar.

    Dias depois, falei com o repórter de novo, por outras razões. Grizotti é ativista no movimento tradicionalista e Gravataí costuma sediar um dos maiores eventos dessa natureza no Estado, o Rodeio Internacional do Mercosul.

    – Percebi que ele foi franco. Não fugiu – confidenciou.

    Não seria a primeira nem foi a última crise que surgiria naquela interinidade no comando do governo. Mas o caminho que Nadir escolheu para resolver o problema diz muito sobre ele. Desarmou a hecatombe sobre a própria cabeça admitindo atitudes não muito ortodoxas, mas comuns na política e na vida das pessoas longe das camadas mais privilegiadas da sociedade. Certo ou errado, Nadir agia pelo que julgava justo. Não via dificuldade em defender tudo isso diante de quem quer que fosse - por que não o faria diante do temido e famoso repórter?

    Saí do gabinete aquele dia convencido de que a coerência é um valor em cada indivíduo e que a franqueza com que lidamos com ela também é capaz de parar a bala de um canhão.

     

    LEIA TAMBÉM

    Adeus ao ‘político do povão’: Nadir Rocha recebe as últimas homenagens

    Morre vereador mais antigo de Gravataí: O que posso contar sobre Nadir RochaO Nadir é pop!; após o infarto, ’avisa lá que eu tô voltando’

    PERFIL NADIR ROCHA | O político do povão

     

    Assista vídeo das últimas homenagens a Nadir

     

    • meio ambiente
      Dois anos de espera: Comitê da Bacia cobra 8,5 milhões em projetos contra seca no Rio Gravataí
      por Redação | Assessoria
    • coronavírus
      Os números da explosão da covid em Gravataí revelam uma boa notícia; A salvação em 0,5 mL
      por Rafael Martinelli | Edição de imagens Guilherme Klamt
    • política
      Advogado de Miki explica vídeo onde vereador o flagra com covid e sem máscara na rua; É Cachoeirinha 40 Graus e subindo
      por Rafael Martinelli
    • política
      Morre ex-prefeito de Cachoeirinha Alécio Goulart; De vendedor de pastéis a idealizador do Distrito Industrial
      por Rafael Martinelli
    • política
      Cachoeirinha 40 Graus: Advogado flagra reunião e denuncia conspiração: ’Querem cassar Miki e Maurício’; O que faziam juntos vereador-juiz da cassação e candidato derrotado à Prefeitura
      por Rafael Martinelli
    • política
      Miki tem contas invadidas; O que fizeram os hackers em nome do prefeito afastado de Cachoeirinha
      por Rafael Martinelli
    • política
      Quem vai comandar novo partido de Bolsonaro em Gravataí; ’Polarização será com Lula, Moro não é adversário’
      por Rafael Martinelli
    • bem-estar animal
      Guarda municipal de Gravataí investigado por matar cão com tiro; Dossiê na Corregedoria, Polícia e MP tem vídeos, áudios e prints
      por Rafael Martinelli
    • política
      Ex-candidato a prefeito de Gravataí deixa partido de Bolsonaro; quem ele apoia em 2022
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Gravataí e Cachoeirinha com transmissão comunitária da ômicron; É motivo para pânico? A ’ideologia da ciência’ responde
      por Rafael Martinelli
    • política
      Deputada de Gravataí Patrícia Alba alerta Leite sobre colapso nos hospitais da região metropolitana; Sem bairrismo burro, mas o doce sabor da oposição
      por Rafael Martinelli
    • política
      Começa cassação do prefeito de Cachoeirinha: ’Sérgio Moro de Miki’ é do PT; os Grandes Lances dos Piores Momentos e o que pode anular o processo
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Zaffa e Patrícia Alba tiveram contato com governador em exercício que está com covid
      por Rafael Martinelli
    • política
      Legado de Sônia: Alan vai coordenar campanha de Patrícia e Marco Alba; A ’jóia’ não vai para o secretariado de Zaffa
      por Rafael Martinelli
    • política
      Um ano de governo, 1h com Zaffa: balanço e perspectivas; Covid, Rio, investimentos, Zaffari, pauta-bomba da Sogil e outras polêmicas
      por Rafael Martinelli e Roberto Gomes de Gomes | Edição de imagens Guilherme Klamt
    • política
      Após quase uma década, obras no Tuiuti começam semana que vem em Gravataí; O parabéns e a herança do ’chato’
      por Rafael Martinelli
    • luto
      Morre João Alberto Lessa, um dos maiores artistas da história de Gravataí; do chafariz da praça aos vitrais da matriz e a Zum Zum
      por Rafael Martinelli
    • política
      Deu no JN a seca no Gravataí; ’Nunca vi o Rio assim. Em 2 semanas teremos racionamento’, diz Zaffa
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Ômicron chegou em Gravataí: Infecções por covid triplicam e procura por UPAs explode; Prefeitura amplia testagem
      por Rafael Martinelli
    • negócios
      Dona do Shopping do Vale, de Cachoeirinha, tem continuidade da operação incerta
      por Redação
    • coronavírus
      A covid voltou: Gravataí, Cachoeirinha e RS estão sob Aviso; Soube do vizinho?
      por Rafael Martinelli
    • luto
      Morre em Gravataí aos 83 anos Seu Irno, o ’Senador da Morada do Vale’, pai de Anabel Lorenzi
      por Rafael Martinelli
    • política
      Vídeo mostra socorro a criança baleada em operação que feriu vereador de Gravataí em favela do Rio dominada por milícia
      por Rafael Martinelli
    • coronavírus
      Zaffa, imite prefeito de NY e obrigue a vacina em Gravataí; A ditadura da vida
      por Rafael Martinelli | Edição de imagens: Guilherme Klamt
    • política
      É preocupante o conceito de corrupção de José Rosa, presidente do Sindilojas de Gravataí
      por Rafael Martinelli
    coronavírus
    Os números da explosão da covid em Gravataí revelam uma boa notícia; A salvação em 0,5 mL
    política
    Advogado de Miki explica vídeo onde vereador o flagra com covid e sem máscara na rua; É Cachoeirinha 40 Graus e subindo
    política
    Morre ex-prefeito de Cachoeirinha Alécio Goulart; De vendedor de pastéis a idealizador do Distrito Industrial
    política
    Cachoeirinha 40 Graus: Advogado flagra reunião e denuncia conspiração: ’Querem cassar Miki e Maurício’; O que faziam juntos vereador-juiz da cassação e candidato derrotado à Prefeitura
    política
    Miki tem contas invadidas; O que fizeram os hackers em nome do prefeito afastado de Cachoeirinha
    política
    Quem vai comandar novo partido de Bolsonaro em Gravataí; ’Polarização será com Lula, Moro não é adversário’
    bem-estar animal
    Guarda municipal de Gravataí investigado por matar cão com tiro; Dossiê na Corregedoria, Polícia e MP tem vídeos, áudios e prints
    política
    Ex-candidato a prefeito de Gravataí deixa partido de Bolsonaro; quem ele apoia em 2022
    coronavírus
    Gravataí e Cachoeirinha com transmissão comunitária da ômicron; É motivo para pânico? A ’ideologia da ciência’ responde
    política
    Deputada de Gravataí Patrícia Alba alerta Leite sobre colapso nos hospitais da região metropolitana; Sem bairrismo burro, mas o doce sabor da oposição
    política
    Começa cassação do prefeito de Cachoeirinha: ’Sérgio Moro de Miki’ é do PT; os Grandes Lances dos Piores Momentos e o que pode anular o processo
    coronavírus
    Zaffa e Patrícia Alba tiveram contato com governador em exercício que está com covid
    SITE DE JORNALISMO E INFORMAÇÃO
    Gráfica e Editora Vale do Gravataí
    Av. Teotônio Vilela, 180 | Parque Florido
    Gravataí(RS) | Telefone: (51) 3042.3372

    [email protected]

    Roberto Gomes | DIRETOR | [email protected]
    Rafael Martinelli | EDITOR | [email protected]
    Cristiano Abreu | EDITOR | [email protected]
    Guilherme Klamt | EDITOR | [email protected]
    Rodrigo Becker | EDITOR | [email protected]
    Ao reproduzir uma de nossas matérias, é ético citar a fonte.
    As opiniões assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a posição do jornal.
    Desenvolvido por i3Web. 2016 - Todos os direitos reservados.