A Corsan, por meio da controladora Aegea, assinou com a Prefeitura de Cachoeirinha o aditivo contratual que adequa a prestação de serviços de saneamento básico na cidade às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.
Com a formalização do contrato de concessão, o prefeito Cristian Wasem (MDB) garante ao município o aporte de investimentos necessários para o cumprimento da universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, obrigação municipal definida por lei.
O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan até 2062, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.
Entre as cidades atendidas pela companhia, Cachoeirinha é a que possui índices de saneamento mais próximos à universalização, e terá como desafios a qualificação dos serviços, estruturas, e investimentos em eficiência operacional e resiliência hídrica.
– A Corsan é muito importante para o município, para o desenvolvimento econômico, social e do meio ambiente. Será importante também para a facilitação e agilidade de novas obras para a cidade se tornar a primeira da universalização do saneamento – disse o prefeito.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Aegea no RS, Fabiano Dallazen, “o investimento previsto no município, estimado em R$ 290 milhões até 2033, integra o programa de universalização de serviços da Corsan, que, sob administração do Consórcio Aegea, deve aportar R$ 15 bilhões para qualificação da infraestrutura de abastecimento de água e expansão do sistema de esgotamento sanitário em 317 municípios gaúchos na próxima década”.
Na avaliação do vice-presidente de Operações do Grupo Aegea, Leandro Marin, o contrato estabelece não apenas um vínculo de serviço com o município, mas cria janelas de aproximação com as comunidades para o desenvolvimento de programas sociais e ambientais desenhados de acordo com o perfil e as necessidades de cada cidade, práticas que fazem parte do DNA Aegea.
– Iniciamos nossas operações com o desejo de estender para o RS não só inovação e experiência na operação do saneamento, que auxiliam no cumprimento do contrato, uma obrigação da companhia, mas também um programa amplo de relacionamento com um olhar social acerca da inclusão de famílias e populações vulneráveis. Por isso, nossa política de parceria junto às comunidades onde atuamos extrapola os investimentos e as entregas relacionadas à nossa atividade fim: realizamos projetos sociais, ambientais e de sustentabilidade que visam nos conectar à população para a qual a operação acontece, com o objetivo de melhorar a vida dessas pessoas – disse.
LEIA TAMBÉM