Este ano explorei a terra dos 'hermanos' uruguaios e argentinos e me deparei com lugares lindos a beira dos rios onde as famílias aproveitando o momento de lazer ao ar livre e em segurança. Em todas às vezes não pude deixar de lembrar de Porto Alegre e sua orla de 74 quilômetros mal preservadas. Mas felizmente, para a alegria da gauchada, após quase três anos de obras, o trecho de 1,3 quilômetro entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias foi entregue revitalizado.
Com arquibancadas, deques e passarelas os visitantes podem agora tomar um chimarrão e apreciar o famoso pôr do sol da Capital mais próximo do Guaíba. Quem gosta de pedalar, andar de skate e patins, uma ciclovia está em pleno funcionamento. Já para quem prefere caminhar e correr a novidade é que o passeio público pode ser utilizado tanto durante o dia como a noite, pois o piso é iluminado em fibra ótica. Os postes são inclinados para aumentar o alcance da luz e um detalhe chama a atenção, as cores da dupla Gre-Nal. Quem segue em direção à Zona Sul, vê a iluminação na cor vermelha e quem passa no outro sentido avista ela em azul.
O local também contará com quatro bares e um restaurante. Dois deles devem começar a funcionar em setembro, mas enquanto não abrem diversos food trucks estão estacionados nos finais de semana para saciar a sede e a fome do pessoal. Mas para que a população pudesse reocupar um espaço quase abandonado a segurança teve de ser reforçada. A Guarda Municipal passou agora a ter um posto fixo e a orla conta com a cobertura de 39 câmeras de videomonitoramento.
De autoria do arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, o projeto lembra o Puerto Madero em Buenos Aires. O bairro portenho passou também anos abandonado até ganhar características contemporâneas. Hoje a região é considerada uma das mais modernas do país com o metro quadrado mais caro de Buenos Aires.
Em Puerto Madero funcionam escritórios de grandes empresas, bares e restaurantes famosos, uma universidade, hotéis de luxo, museus e um cassino flutuante. Uma das mais belas atrações é a “Puente de La Mujer”, que representa a imagem de um casal dançando tango. Localizado ao lado do rio da Prata é um dos mais belos pontos turísticos da capital e atrai milhares de turistas todos os anos. Vale a pena passear durante o dia e ficar para jantar enquanto curte a charmosa noite do local.
: Uma das atrações de Puerto Madero é a “Puente de La Mujer” | Foto ARQUIVO PESSOAL
Que o projeto não fique apenas no papel
As obras de revitalização da Orla do Guaíba foram divididas em trechos. Este espaço de contemplação que foi entregue é o primeiro, já o segundo será da Rótula das Cuias até o Anfiteatro e deve se caracterizar como um espaço de lazer, com atividades náuticas. O terceiro vai do Anfiteatro Por do Sol até o Parque Gigante e esse projeto inclui quadras, pista de skate e parede de escalada. Está previsto também um quarto trecho, que vai até o Arroio Cavalhada.
PARTICIPE DA COLUNA
A ideia desse espaço nas sextas-feiras é falar de tudo um pouco. Participe mandando suas sugestões e dicas de viagens. Além do site do Seguinte:, você me encontra no perfil do Instagram @zanzandocomkati ou no e-mail kzjornalista@gmail.com.