Prefeito põe governo em alerta diante dos dados divulgados pelo Estado a respeito do volume de chuvas e aumento dos níveis dos rios que passam pela cidade
Um grupo focado em situações de risco, para enfrentar crises de forma emergencial e integrada, para dar uma pronta resposta à comunidade que mais precisa. Esse é o intuito do Gabinete de Crise, instituído pelo prefeito Rodrigo Battistella, em Nova Santa Rita, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 13. A medida foi tomada diante das previsões divulgadas pelo governo do Estado que apontam intensas precipitações e fenômenos meteorológicos nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM
Tragédia gaúcha coloca as mudanças climáticas na pauta das eleições municipais
De acordo com o líder do Executivo, o governo trabalhará de forma transversal, através da Defesa Civil, secretarias de Segurança Pública, Educação, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano. “Nós tomaremos, a partir de agora, uma série de medidas necessárias para o nosso município. Estamos projetando uma limpeza no arroio Caju, registro de pontos de árvores em risco, monitoramento da Vila Esperança, Maria Rita e Passo da Taquara, que são locais que constantemente apresentam chamados”.
Com a intensificação das chuvas, o coordenador da Defesa Civil, Murilo Bertoldo da Silva, iniciou as visitas, diálogo com a comunidade e monitoramento do nível dos rios. “Faremos uma análise criteriosa de todos os dados que temos e criaremos um plano de emergência para agirmos em situações de necessidade. Queremos estar preparados, com todos os atores aptos a atuarem com firmeza, caso seja preciso. Isso trás segurança e confiança para nossa comunidade”.
Em Nova Santa Rita, serão instalados pluviômetros nas instituições municipais de ensino e câmeras nos principais rios, para que haja um controle situacional. “Temos muitos pontos a serem abordados, por isso o trabalho na transversalidade, com a Defesa Civil atuando diretamente na prevenção e alertas dos episódios climáticos. É nossa prioridade garantir a tranquilidade da nossa população”. Junto disto, o trabalho educativo nos colégios será realizado. “Temos um excelente trabalho já feito e, a partir de agora, vamos conscientizar e incentivar os cuidados com o meio ambiente. Tudo o que vemos, esses fenômenos climáticos, são da responsabilidade de todos nós”.
Texto: Assessoria Imprensa/PMNSR