O prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) assinou nesta sexta-feira a ordem de início para a construção da nova Unidade de Saúde Animal de Gravataí (Usag), na Rua Annibal Carlos Kessler, 152, bairro Moradas do Sobrado. O investimento é de R$ 1,2 milhão.
É uma vitória da causa animal. E o sepultamento de uma vergonha, quando em 2011 o município foi notícia nacional com cães comendo cães no antigo Canil Municipal (o que provocou a nomeação judicial de um interventor), e, felizmente, já restava como uma lembrança abjeta a se apagar, desde os investimentos na instalação da atual Usag, junto ao canil, nos governos Zaffa e Marco Alba (MDB).
No ato também foi assinada a ordem de início da reforma do Canil Municipal, localizado na Estrada Leonel Cabeleira Bitelo, 271. Atualmente, o espaço conta com mais 200 animais disponíveis para adoção.
A Usag é responsável por prestar atendimentos clínicos a animais domésticos vítimas de maus-tratos, buscando uma recuperação de forma saudável e cuidadosa. A nova unidade, que terá obra executada pela Creare Soluções e Engenharia, vai expandir o grau de atendimentos. O atendimento continuará sendo para animais domésticos, mas agora terá acompanhamento de triagem também para animais silvestres.
– Temos um passado de arrepiar e de volta por cima. A cidade tem o dever de cuidar de todos e, obviamente, também dos nossos animais – disse o prefeito, lembrando que, com a obra concluída, “a Usag se tornará a maior clínica pública de atendimento a animais domésticos do Rio Grande do Sul”.
– Depois que o Canil Municipal foi reestruturado já começamos a dar a verdadeira importância para o cuidado com os animais. Trazer a Usag para um local mais próximo da população e com melhor estrutura é ver um sonho se realizando – disse Márcia Becker (PSDB), a ‘vereadora da causa animal’, que representou o legislativo no ato.
O vídeo do horror do Canil, publicado à época inclusive pelo G1, não vão reproduzir. É chocante. Estragaria o dia do leitor. Siga duas reportagens da época e, abaixo, concluo.


Ao fim, como ativista da causa, orgulham-me, na última década, os avanços de Gravataí nas políticas de bem-estar animal.
Impõe-se parabenizar Zaffa, que começou o resgate do Canil no governo Acimar da Silva (MDB), seguiu o trabalho com a Usag no governo Marco Alba (outro que sempre investiu) e agora vai coroar o projeto com a nova sede.
Hoje o investimento público no bem-estar animal já é naturalmente aceito. Há poucos anos, era alvo de críticas no Grande Tribunal das Redes Sociais e também na sociedade. A velha dicotomia daqueles que invariavelmente não fazem por um, ou por outro, mas cobram o recurso “pra gente e não pra bicho”.
É, também, necessário reconhecer o trabalho incansável de Márcia Becker, que postou vídeo no local, e você assiste clicando aqui. Não por nada sempre a descrevo como ‘a vereadora da causa animal’. Ache o leitor certo ou errado, seu mandato é dedicado aos bichos, mesmo que sua prioridade a faça por vezes contrapor governos ou partidos que integra – um exemplo é a denúncia de exploração dos animais nos tradicionais rodeios.
Fato é que, mesmo que a base de comparação seja baixa, já que outras prefeituras mais maquiam do investem, Gravataí é exemplo no tratamento aos animais.