A partir do início do ano letivo, diversas mudanças foram adotadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) para qualificar a alimentação dos alunos das escolas municipais e conveniadas de Cachoeirinha. Um novo cardápio escolar foi implementado, com novas receitas e refeições especiais para quem tem restrições alimentares, como intolerância à lactose, ao glúten, alergias, etc.
– Nós aconselhamos aos pais ou responsáveis que confiram a tabela com os cardápios da semana afixados em cada escola, que precisa estar bem visível, e informar à direção da escola se há alguma dificuldade ou restrição na alimentação do seu filho para que o cardápio seja adaptado às necessidades dele – destacou a titular da Smed, Isabel Fonseca.
Sempre quando há necessidade, a equipe de nutrição vai até a escola e se reúne com a família da criança que tiver alguma dificuldade para auxiliar. São servidas duas refeições por turno: lanche e almoço e/ou lanche e jantar.
Nos meses de junho, julho e agosto, o cardápio é adaptado para o inverno, com refeições adequadas à estação. Após este período, ele será novamente adaptado para a estação mais quente.
O Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (DNAE) envia às escolas, até o dia 10 de cada mês, o rancho com os produtos não perecíveis. Já os produtos perecíveis são entregues semanalmente. Nos dias 20 e 25 são feitas reposições. Além do (DNAE) e a direção das escolas, a alimentação escolar também é acompanhada pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), órgão fiscalizador, formado por pessoas da sociedade para ajudar o poder público nas decisões e assessoramento de forma autônoma e independente, zelando pela qualidade do que é servido aos alunos.
A nutricionista da Smed, Clarisse Pinheiro, explica que as refeições são feitas conforme a realidade nutricional e cultural de cada localidade, conforme a Resolução nº 6/2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Contratações e equipagem das escolas
Para atender plenamente a implementação do novo cardápio, a Smed contratou novas cozinheiras para as escolas. Dependendo do tamanho da escola, cada uma ficou com duas ou três cozinheiras.
Também foi feita a contratação de mais nutricionistas, além da reequipagem das cozinhas com utensílios, eletroportáteis, fogões, micro-ondas, geladeiras e tudo o mais que for necessário.
– No início do ano, a equipe do DNAE passou em todas as escolas fazendo o levantamento das necessidades e o encaminhamento das compras, que já estão sendo entregues nas escolas. No próximo recesso, será feita a segunda formação para as cozinheiras, com instruções para a elaboração das refeições. Além disso, as unidades escolares estão recebendo a equipe para fazer o treinamento na cozinha de cada escola – informou a coordenadora do DNAE, Nara Prates.