O processo de elaboração do Novo Plano Diretor Municipal mobilizou centenas de pessoas, durante as leituras comunitárias, que levantaram, segundo a perspectiva da população, diversas informações sobre a realidade do município. A partir destes apontamentos, a equipe técnica contratada, o Consórcio Cadaval-Cidade Viva, gerou um relatório que servirá como base para a confecção do documento e pode ser acessado no subportal do Novo Plano Diretor clicando aqui.
Durante as reuniões, foram debatidos temas relacionados ao crescimento da cidade, habitação, mobilidade, cultura, atividades econômicas, entre outros. Além das plenárias, também foram disponibilizados formulários para serem preenchidos on-line ou no espaço do Plano Diretor, localizado no Gravataí Shopping Center.
Ao todo, oito plenárias foram realizadas nas regiões da Costa do Ipiranga, das Moradas, da Morungava, do Itacolomi, do Barro Vermelho, do Centro, do Parque dos Anjos e das Cohabs. Estes encontros resultaram em 1.232 cartelas com as informações levantadas durante as conversas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Claudio Santos, ressaltou que, embora o relatório sobre as leituras comunitárias já tenha sido elaborado, ainda é de grande importância a participação dos gravataienses, que podem seguir colaborando com a elaboração do documento e acompanhando os trabalhos pelo espaço do Plano Diretor e pelo subportal. O e-mail para contato é o novoplanodiretor@gravatai.rs.gov.br.