A partir de abril, motoristas que trafegam pela RS-118, principal corredor viário da região metropolitana de Porto Alegre, começarão a sentir os impactos positivos das obras de infraestrutura que prometem transformar a mobilidade urbana no eixo entre Sapucaia do Sul, Gravataí e Viamão.
A liberação de trechos estratégicos da rodovia, incluindo a reabertura da pista principal no sentido Sapucaia-Viamão e a inauguração de uma nova passagem de nível na Avenida Centenário, marca a reta final de intervenções aguardadas há anos por moradores e usuários.
Mudanças imediatas e projeto global
A primeira etapa, prevista para abril, eliminará o desvio pela via lateral no trecho principal da RS-118, restabelecendo o fluxo direto no sentido Sapucaia-Viamão. Paralelamente, será aberta uma passagem de nível na Avenida Centenário (RS-030), permitindo que veículos acessem a freeway rumo a Porto Alegre ou ao Distrito Industrial de Gravataí sem precisar cruzar o tráfego principal da rodovia.
A conclusão total das obras, orçadas em R$ 38,9 milhões e executadas pela construtora Sultepa, está prevista para setembro, com a entrega de estruturas como um viaduto metálico e uma passagem inferior.
Estruturas-chave e atrasos históricos
O projeto, que deveria ter sido integrado à duplicação original da RS-118, só foi concluído quando as obras de ampliação já estavam próximas do fim. “Essas intervenções são fundamentais para resolver gargalos que persistem há décadas”, afirmou o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella (MDB), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Gravataí.
O viaduto de 72 metros de comprimento na interseção com a RS-030 e a passagem inferior de 44 metros sob a rodovia (que conecta ao Distrito Industrial) são peças centrais para desafogar o trânsito.
Investimentos em segurança e resiliência climática
Além das macro intervenções na RS-118, o governo estadual anunciou investimentos de R$ 41,9 milhões em obras de drenagem e instalação de barreiras New Jersey no trecho de 10km entre Cachoeirinha e Gravataí, 96% da nova iluminação já está instalada no trecho entre Sapucaia do Sul e a Freeway (1.762 de 1.850 luminárias) e R$ 5,2 milhões (R$ 4 milhões do Estado e R$ 1,2 milhão da Prefeitura) estão sendo aplicados na duplicação de 3 km, com foco em drenagem pluvial e galerias de concreto para reduzir alagamentos.
“Não são apenas reparos, mas investimentos em resiliência climática”, destacou Costella, referindo-se aos estragos causados pelas recentes chuvas.
Compromissos futuros e abertura da Av. Brasil
O secretário reafirmou o compromisso de duplicar a RS-118 até Viamão e Alvorada, descartando pedágio, e confirmou estudos para reabrir a Avenida Brasil, bloqueada desde o início das obras.
A projeção é contratar até 2025 uma solução, possivelmente uma elevada.
O deputado estadual Dimas Costa (PSD), ‘embaixador do governador Eduardo Leite (PSDB)’ em Gravataí, classificou as obras como “vitais para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Gravataí”.
O prefeito Luiz Zaffalon (PSDB) também celebrou a solução para um problema enfrentado por motoristas dos cerca de 100 mil veículos que circulam diariamente pela rodovia, além de lembrar o potencial para atração de novos investimentos: “A 118 é parte dos atrativos logísticos que fazem de Gravataí uma das cidades mais atrativas para investimentos, ainda mais depois da grande enchente”.