SÉRGIO CARDOSO

O Barco Escola Rio Limpo é nosso

O projeto Rio Limpo Fase I, que teve apoio financeiro da Petrobras, teve início em janeiro de 2015 e encerrou em maio de 2017, após aprovação pela estatal de todas as metas atingidas com louvor. Ou seja, executamos mais do que previsto, incluindo o público previsto que era de 6 mil pessoas e chegou a 82 mil de maneira direta. 

Esta primeira etapa se consolidou por 26 meses de intensa atividades envovendo escolas dos nove municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.

Com a chegada do Barco Escola Rio Limpo, novos desafios foram impostos à entidade executora, já consolidada por uma luta construída por várias mãos e mentes. Este desafio de implantar a governança de um Barco Escola estava posto, como nunca antes.

A sustentabilidade econômica desde 2017 contou com vários parceiros. Muitos nos apoiaram de maneira silenciosa, outros nem tanto, a exemplo da Sociedade Orquidófila de Gravataí, que financiou mais de 80 viagens para escolas públicas de vários municípios.

Somente em 2023, após termos realizado mais de 300 viagens sem recursos públicos, assinamos um Termo de Fomento, com a Prefeitura de Gravataí, objetivando a realização de 50 viagens com as escolas municipais. 

Novos desafios foram impostos para APN-VG e SMED/SEMA, ou seja, criar metodologia de execução desta demanda operacional, caminhando rumo a profissionalização das viagens. Sempre buscando garantir a segurança frente às mudanças climáticas que vivenciamos na prática, com as mudanças no rio Gravataí, e um exemplo é a enchente de maio, que provocou vários meses sem viabilidade de navegação, ou o final de 2023, quando o rio se encontrava sem condições de navegabilidade por falta de água.

Misturando a Cultura com a pauta da alfabetização ecológica desenvolvida com as escolas estaremos até o final de novembro executando o projeto “Canções para um Rio Vivo”, através da Lei Paulo Gustavo, com 10 viagens.

Em breve o Rio dos Sinos também terá seu Barco Escola, o Peixe Dourado, consolidando assim a importância de trabalharmos com a sociedade, independentemente da sua idade, nas mudanças climáticas e sociais que enfrentamos no dia a dia.

Em 2025 teremos grandes desafios, com projetos que estão sendo construído a várias mãos, pois o rio é teu e é nosso, mas para isto ocorrer precisamos ter água para navegar. 

Salve o Rio Gravataí e poupe água.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A existência como arma

O suicídio não é o fim, mas o princípio. Compartilhamos o artigo de José Sócrates, primeiro-ministro de Portugal, de 2005 até 2011, publicado pelo ICL Notícias Dizem no teatro que

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade